Categorias: Política

Bosco recebe Plano Estadual de Cultura

Em reunião extraordinária da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, entregou nas mãos do presidente da comissão deputado Bosco (PTdoB), o Projeto de Lei (PL) elaborado pelo Executivo, contendo o Plano Estadual de Cultura. A cerimônia realizada nesta terça-feira (25), no Salão Nobre, foi aberta pelo presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB) e contou com a presença de diversas autoridades e parlamentares.

Ao abrir a reunião, o presidente Adalclever Lopes (PMDB) manifestou disposição na busca pela aprovação do plano na Casa e ressaltou a iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura na elaboração do documento nesta gestão. “Acredito que a Cultura do Estado está nas mãos certas”, disse, destacando a “capacidade de gestão e intelectualidade” do secretário de Cultura Angelo Oswaldo.

O presidente da comissão deputado Bosco (PTdoB) lembrou que, considerando-se a notável diversidade cultural de Minas Gerais e a determinação em sua Constituição – que prevê, por meio de lei, a instituição de um plano de cultura –, o Estado ainda não dispõe de tal legislação. “Essa legislação deve ser elaborada, aprovada e mantida em conjunto, deve ser preservada e aprimorada nos sucessivos governos”, disse.

Já o secretário Angelo Oswaldo destacou que o Plano Estadual de Cultura é uma reivindicação antiga do segmento, que contribui para a “articulação sistêmica” entre municípios, Estado e União, em busca de políticas públicas “ricas e generosas” para o segmento cultural. Para isso, o secretário defendeu que o plano passe por um “amplo debate” para que seja aprovado de acordo com os anseios do segmento cultural.

Plano

O PL que contém o Plano Estadual de Cultura foi elaborado pelo Executivo, com o crivo técnico do Conselho Estadual de Política Cultural (Consec). O secretário adjunto de Estado de Cultura, Bernardo Mata Machado, explicou que o plano foi dividido em quatro eixos, 21 estratégias e 167 ações previstas em diversas áreas do segmento, com políticas de financiamento, patrimônio cultural e artes.

Entre as estratégias do plano, destaca-se a proposição de revisar o Fundo Estadual de Cultura, garantindo, dessa forma, a ampliação e melhor distribuição dos recursos. Sob incumbência da ALMG, o plano passa a ser discutido nos Fóruns Técnicos, a serem realizados pelo no interior do Estado, quando serão anexadas as proposições coletadas ao texto original para ser submetido à apreciação do Plenário. 

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…