Categorias: Saúde

Cães e gatos são vacinados contra a raiva

DA REDAÇÃO/CAIO AURELIANO – A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal já atingiu resultados altamente positivos. De acordo com setor de zoonoses, desde que a campanha iniciou no último dia 1°, 1439 cães e gatos já foram vacinados contra a raiva. A meta é de imunizar 2500 animais na zona rural até a próxima sexta-feira (16).

A raiva é uma doença transmissível tanto para animais como para o homem. A transmissão acontece pelo contágio direto como mordidas, arranhões ou lambeduras de cães, gatos, morcegos ou outros mamíferos infectados. 

De acordo com a veterinária Flávia Rios, que coordena a campanha, se passa em todas as fazendas primeiramente para que o proprietário tenha a oportunidade de vacinar o seu animal. “A zona rural é mais intensa e demora mais um pouco, então, demos a preferência para começar lá e depois fechamos com a zona urbana. É de fazenda em fazenda, nós não fazemos em ponto fixo. Vamos a todas as fazendas, aí fizemos uma divulgação anterior para que os fazendeiros saberem da nossa presença”, diz Flávia.

“Estamos divulgando até para imprensa que nesses primeiros dias, estamos fazendo a região de Uberaba, todas as fazendas com saída para Uberaba e depois fizemos a saída para Uberlândia. Nós vamos também fazer a saída para Belo Horizonte, Patos de Minas e, posteriormente, Mourão Machado e Franca. Estamos com dez pessoas vacinando na zona rural”, acrescenta.

A veterinária explica que a vacina é desenvolvida para cães e gatos, os transmissores da raiva tanto na zona rural, principalmente na zona urbana. “A raiva é uma doença fatal, então, uma vez instalada no animal ou nos seres humanos, não tem cura, nós morremos. A melhor maneira que tem é o animal tomar a vacina e prevenir da doença. Tem tido casos de raiva animal no Brasil. É necessário que as pessoas que gostam do seu animal, leve ele para vacinar e prevenir contra a doença. Aqui em Araxá não tem caso de raiva”, salienta a veterinária.

Na última edição de 2012, a campanha vacinou 11923 animais no total. Na zona rural, o número de vacinados foi de 2500 vacinados, e, na zona urbana, em torno de 9 mil animais. “A nossa expectativa para este ano é baseada sempre na última vacinação, então, esperamos na zona rural, em torno de 2500 animais, e na cidade, 10000. O final da campanha vai até o próximo dia 31 com a vacinação sendo feita aqui na zona urbana”, esclarece.

Flávia lembra que a partir do próximo dia 26 já inicia a imunização aqui no perímetro urbano de Araxá com a atuação de quarenta agentes de saúde trabalhando nesta campanha.

Mais informações sobre a Campanha de Vacinação Antirránbica Animal podem ser obtidas no contato 36917007. 

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…