Categorias: Política

Câmara aprova Plano de Cargos e Salários do Servidor Público e Plano de Carreira da Educação

O plenário Vereador Guilherme Gotelip Neto recebeu um grande número de servidores públicos nesta segunda-feira (22) para a realização de uma Reunião Extraordinária, com o objetivo de apreciar os Projetos de Lei nº 06/2023 e 07/2023, sobre o Plano de Cargos e Salários do Servidor Público e do Plano de Carreira, Remuneração e Valorização dos Profissionais da Educação.

O presidente da Câmara Municipal de Araxá, vereador Bosco Júnior, destacou o trabalho dos envolvidos na elaboração do texto. “Os projetos foram muito aguardados pelo funcionalismo público e contaram com a participação unânime dos vereadores, que se reuniram amplamente com os servidores e participaram ativamente dos debates”. Ele também agradeceu o esforço do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais das Prefeituras, Câmaras e Autarquias da Microrregião do Planalto de Araxá (Sinplalto); secretários municipais; equipe jurídica da Câmara e da administração municipal.

No início da reunião, o relator da Comissão de Justiça, Legislação e Redação Final, vereador Evaldo do Ferrocarril, fez a leitura de um relatório das comissões que avaliaram o projeto. A matéria tramitou simultaneamente em três comissões para dar agilidade ao processo: Comissão de Justiça, Legislação e Redação Final; Comissão de Finanças e Orçamento e Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Segurança.

O primeiro projeto a ser apreciado foi o substitutivo ao Projeto de Lei 06/2023, que “Dispõe sobre o Plano de Cargos e Salários dos Servidores do Poder Executivo do Município de Araxá e dá outras providências”, que foi aprovado por 14 votos a 0. O objetivo da matéria é revisar o antigo plano, que com o passar dos anos, trouxe uma injusta redução dos vencimentos de diversas categorias.

O substitutivo ao Projeto de Lei 07/2023, que “Dispõe sobre o Plano de Carreira, Remuneração e Valorização dos Profissionais da Educação do Município de Araxá – MG”, foi apreciado com uma emenda modificativa e também foi aprovado por 14 votos a 0. Essa medida visa corrigir falhas, garantindo assim os direitos dos servidores da Educação, em consonância com o novo Plano de Cargos e Salários proposto para o quadro geral.

Os projetos receberam diversas sugestões por parte dos servidores, sindicato e vereadores. De acordo com a equipe técnica da Câmara, o diálogo com o Executivo permitiu que, dentro do possível, a maioria dessas sugestões fossem contempladas nos projetos substitutivos.

As matérias aprovadas podem ser consultadas na íntegra no site da Câmara: araxa.mg.leg.br.

Matérias recentes

Secretaria de Segurança Pública promove a Semana Municipal de Trânsito, com ações em toda a cidade

A Secretaria Municipal de Segurança Pública promove entre os dias 18 e 27 de maio,…

Projeto de coleta mecanizada traz mais agilidade e segurança no recolhimento de lixo em Araxá

Uma iniciativa está trazendo agilidade ao serviço de coleta de lixo em Araxá. Um projeto…

Raphael Rios faz fiscalização no Jardim Esplêndido junto com o IPDSA

O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e o vereador Raphael Rios,…

PM registra tentativa de homicídio no bairro Abolição

Na noite de ontem (12), por volta das 22 horas, a Polícia Militar registrou uma…

CBMM lança o “Vai que dá Araxá”, programa de fomento ao empreendedorismo local

Estão abertas as inscrições para o “Vai que dá Araxá”, um programa idealizado pela CBMM…