Categorias: Política

Câmara aprova projeto de aquisição de área da Cemig pelo Executivo

DA REDAÇÃO/CAIO AURELIANO – Os vereadores aprovaram projeto de lei n° 112/13 que autoriza o Executivo a adquirir área da Cemig Distribuição S.A., situada às margens da avenida Geraldo Porfírio Botelho, em reunião extraordinária realizada nesta sexta-feira (30), na Câmara Municipal. A matéria foi aprovada por 10 votos 4.

O início da reunião extraordinária solicitada pelo prefeito Jeová Moreira da Costa foi de esclarecimento em torno de sua realização. O presidente da Câmara Municipal, vereador Miguel Alves Ferreira Júnior (PMDB) colocou aos parlamentares como se chegou à decisão de convocar uma reunião extraordinária para tratar da referida matéria.

“É prerrogativa do prefeito (Jeová) convocar a Câmara em qualquer momento que se achar necessário. Lá na Lei Orgânica está claro. O projeto estava na Comissão (de Serviços Urbanos), eu liguei para os vereadores, especialmente o vereador (Sargento) Amilton que naquela oportunidade substituía o Alexandre dos Irmãos Paula que estava ausente para Pezão e Marcílio, perguntei a eles se poderia convocar a reunião e devolveria o projeto para ser analisado, senão eu não convocaria”, diz o presidente.

O presidente relata que recebeu a autorização dos três vereadores para realização da reunião extraordinária. “A gente se preocupa muito em não fazer nada ilegal. Consultei todo passo a passo desse projeto com a Assessoria Jurídica da Casa. O prefeito tem direito a convocar? Sim, está nesse artigo. O projeto está em uma comissão, posso convocar? Pode presidente, mas faça o seguinte, me dizendo a assessoria, consulte os vereadores que estão com os projetos e aptos a devolvê-lo”, acrescenta.

Após esses esclarecimentos, Miguel abriu o debate sobre o projeto de aquisição de área da Cemig aos vereadores. O líder do governo municipal, vereador prof. Cachoeira (PDT), solicitou que a votação não fosse secreta, mas nominalmente, aparteado por Roberto do Sindicato (PP).

O pedido do vereador foi aprovado por 13 votos a 0 e, assim, ocorreu a votação com cada um respondendo sim ou não ao projeto que tramitava há mais de 90 dias na Câmara Municipal.

Prós e contras

O projeto foi definitivamente aprovado por 10 votos a 4. Os vereadores Sargento Amilton (PT do B), Miguel Júnior e Pezão (ambos do PMDB), a dupla do PT, Marcílio de Faria e Fárley Cabeleireiro, Professor Cachoeira, Néia da Uninorte e Pastor Moacir (todos do PDT), e Garrado e Alexandre dos Irmãos Paula (ambos do PR) votaram a favor do projeto.

De acordo com o vereador Professor Cachoeira, a aprovação do projeto é uma vitória para o turismo de Araxá. “É uma nova avenida de trabalho de mudar os rumos da nossa cidade em sentido ao que o mundo está pedido que é política de resultados e emprego para que podemos ter saúde e educação com economia forte para Araxá. O projeto foi aprovado e vai render bons frutos para a população de um modo geral”, comenta o vereador.

Já os vereadores contrários à matéria foram Fabiano Santos Cunha (PRB), Eustáquio José Pereira (PT do B), Roberto do Sindicato (PP) e Juninho da Farmácia (DEM).

Segundo Roberto, o projeto não traz nenhum benefício para a cidade. “O projeto não fala o que vai ser feito com área. O que se pede apenas é uma autorização. A Prefeitura não é imobiliária. Não é função da prefeitura comprar imóveis sem destinação feita. Também o que se falar que pretende fazer aí, foi retirado do projeto. Não tem justificativa para votar um projeto como esse. O que se propõe não está escrito. Não tem nada no projeto”, argumenta Roberto.

O único vereador que não participou da audiência pública foi Romário do Picolé (PT do B) por motivo particular.

Na audiência pública que antecedeu a reunião extraordinária, Jeová deixou claro que a área será destinada para a instalação da Cervejaria Wäls e também ao desenvolvimento do projeto Cidade Gastronômica.

Com a aprovação do projeto, a matéria segue para sanção municipal.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…