Política

Câmara aprova projeto lei que valoriza o grafite como arte urbana

A Câmara Municipal aprovou, na reunião ordinária desta terça-feira (17), Projeto de Lei de autoria do vereador Raphael Rios que reconhece o grafite como arte urbana em Araxá. O objetivo do projeto é valorizar o trabalho artístico, proporcionar áreas para intervenção e revitalizar espaços sem a necessidade de dinheiro público. A proposta foi aprovada por unanimidade e segue para sanção do prefeito Aracely de Paula.

O grafite vem ganhando força nos últimos anos com manifestações de arte registradas em instituições de ensino, empreendimentos comerciais e até com um painel especial no Parque do Cristo.

“Mediante liberação da Prefeitura, os artistas poderão ter suas manifestações artísticas em espaços públicos. Isso trará mais cores e levará essa cultura para diversos pontos do município”, destaca o vereador Raphael Rios.

Antes de protocolar o projeto para tramitação, o vereador Raphael Rios se reuniu com o artista Ton Lima, principal referência do grafite na cidade, com a produtora artística Lígia Lakal e com o chefe de divisão de Meio Ambiente do IPDSA, Givavo Leite, para traçar as diretrizes da matéria, que também teve o apoio da vereadora Fernanda Castelha.
Se sancionada pelo prefeito, a primeira intervenção artística está prevista para o túnel da rua Pepururé, que divide os bairros Vila Rica e Vila Guimarães.

“Estamos otimistas quanto à sanção do prefeito Aracely, para que tão logo possamos ver diversos pontos públicos revitalizados com o grafite, envolvendo estudantes, artistas e a comunidade de um modo geral”, destaca Raphael.

Ver comentários

  • Eu não gostaria de ver este projeto aprovado, ja existe aquele pátio da biblioteca municipal que pode ser usado para expor a arte. Aquele grafite do cristo está totalmente fora de contexto uma vez que o local é área de lazer, espero que o CODEMA faça alguma coisa.

  • Conclusão: Legalizando a imundície e a poluição visual, também, em Araxá. Precisamos exterminar esses políticos, deixando de elegê-los, que se prestam somente a inventar projetos que não servem para coisa alguma.
    Já não aguento mais tanta sandice nesse nosso país!

Matérias recentes

Projeto de coleta mecanizada traz mais agilidade e segurança no recolhimento de lixo em Araxá

Uma iniciativa está trazendo agilidade ao serviço de coleta de lixo em Araxá. Um projeto…

Raphael Rios faz fiscalização no Jardim Esplêndido junto com o IPDSA

O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e o vereador Raphael Rios,…

PM registra tentativa de homicídio no bairro Abolição

Na noite de ontem (12), por volta das 22 horas, a Polícia Militar registrou uma…

CBMM lança o “Vai que dá Araxá”, programa de fomento ao empreendedorismo local

Estão abertas as inscrições para o “Vai que dá Araxá”, um programa idealizado pela CBMM…

Prova prática do concurso público da Fundação Cultural Calmon Barreto acontece neste sábado (11)

A Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) convoca os candidatos aprovados nas primeiras etapas do Concurso…