Categorias: Política

Câmara aprova reajuste para Servidores Públicos e Profissionais do Magistério

Na abertura da reunião, o presidente da mesa diretora, vereador Bosco Júnior, comentou sobre uma de suas principais propostas à frente da casa legislativa: a informatização dos atos administrativos. Ele detalhou as vantagens da modernização dos processos: “A população tem que ter mais acesso a detalhes de como o dinheiro público está sendo gasto, podendo até mesmo acompanhar a efetiva tramitação de projetos e demais expedientes da Câmara.”.

Durante a ordem do dia foram votados e aprovados cinco projetos de lei. Destaca-se a matéria que ajusta o piso salarial dos professores adjuntos, professores de educação básica e especialistas da educação básica dos quadros da Secretaria Municipal de Educação e o projeto que concede reajuste de 6% aos servidores públicos municipais.

Projetos aprovados:

Projeto de Lei 02/2023: Autoriza o Poder Executivo a celebrar Termo de Fomento com o Serviço de Obras Sociais – SOS. Autor: Executivo;

Projeto de Lei 03/2023: Autoriza o Poder Executivo a celebrar Termo de Fomento com o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Araxá – CONSEP.    “Projeto Transitolândia”. Autor: Executivo;

Projeto de Lei 04/2023: Autoriza o Poder Executivo a celebrar Termo de Fomento com o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Araxá – CONSEP.    “Projeto Redução Contínua da Criminalidade – Responsabilidade de Todos”. Autor: Executivo;

Projeto de Lei 08/2023: Dispõe sobre alteração dos vencimentos dos profissionais do magistério e dá outras providências. Autor: Executivo;

Projeto de Lei 09/2023: Dispõe sobre reajuste de vencimentos dos servidores públicos municipais e dá outras providências. Autor: Executivo;

Tribuna:

Respeitando o revezamento semanal para utilização da tribuna, fizeram uso da palavra os vereadores: Jairinho Borges, Alexandre Irmãos Paula, Valtinho da Farmácia, Pastor Moacir, Dr. Zidane, Professora Leni Nobre e Maristela Dutra.

O vereador Jairinho Borges foi o primeiro a usar a tribuna. Ele abriu os trabalhos do grande expediente pedindo a construção de cobertura para alguns pontos de ônibus, nivelamento de tampas de bueiros, implantação e execução de um Plano Municipal de Arborização e a volta da realização de exames eletivos como ressonância, endoscopia, colonoscopia, cateterismo e espirometria.

O vereador Alexandre Irmãos Paula apresentou indicações sugerindo algumas melhorias de infraestrutura na cidade: instalação de dreno no campo de futebol da praça Thomásia de Moura Santos (praça da Nestlé), operação tapa buraco na rua Gaudêncio Ignácio de Almeida (Aeroporto – Clube Girassol) e construção de rampa elevada e/ou quebra-molas no bairro Dr. Pedro Pezzuti. Pediu também a extensão do horário de funcionamento da quadra anexa ao Centro de Convivência Melo Afonso, bairro Bom Jesus.

O vereador Valtinho da Farmácia apresentou diversas indicações, dentre elas destacam-se: solicitação de melhorias para a Estratégia de Saúde da Família do bairro Abolição, para a Unidade Básica de Saúde do bairro Max Newman, operação tapa buracos no bairro São Pedro, limpeza e novas placas de sinalização para o centro administrativo.

O vereador Pastor Moacir pediu a realização de operação tapa-buracos nos bairros Residencial Solaris, Recanto do Bosque e Boa Vista. Fez também  a leitura de  indicação para avaliação da rede pluvial existente no bairro São Pedro  com o redimensionamento necessário e a recuperação de tubulação danificada entre a rua Francisco Porfírio e a rua João Batista da Silva.

O vereador Dr. Zidane apresentou requerimento pedindo que a mesa diretora providencie um sistema eletrônico do painel de apresentação no plenário que possa transmitir vídeos e fotos, para que os parlamentares consigam apresentar em seu tempo regimental, as demandas repassadas pela população.

A vereadora Professora Leni Nobre solicitou a realização de Audiência Pública para debater o projeto de lei que versa sobre o Plano de Cargos e Salários do Servidor Público e Plano de Carreira, Remuneração e Valorização dos Profissionais da Educação. A parlamentar também pediu a implantação, no sistema de saúde municipal, de procedimentos com biopsia para pessoas com suspeita de neoplasia maligna de mama e próstata e a reativação e estruturação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

A vereadora Maristela Dutra finalizou o grande expediente. Ela apresentou indicação para implantação de um cursinho pré-vestibular e preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) gratuitos para pessoas de baixa renda. A parlamentar também pediu a reavaliação da escolha do local da nova sede do SINE no município de Araxá. Outros pedidos apresentados foram: revitalização e urbanização da praça José Batista Sobrinho – “praça do cruzeiro”, bairro São Geraldo e limpeza dos bueiros nas vias públicas do município

Matérias recentes

Secretaria de Segurança Pública promove a Semana Municipal de Trânsito, com ações em toda a cidade

A Secretaria Municipal de Segurança Pública promove entre os dias 18 e 27 de maio,…

Projeto de coleta mecanizada traz mais agilidade e segurança no recolhimento de lixo em Araxá

Uma iniciativa está trazendo agilidade ao serviço de coleta de lixo em Araxá. Um projeto…

Raphael Rios faz fiscalização no Jardim Esplêndido junto com o IPDSA

O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e o vereador Raphael Rios,…

PM registra tentativa de homicídio no bairro Abolição

Na noite de ontem (12), por volta das 22 horas, a Polícia Militar registrou uma…

CBMM lança o “Vai que dá Araxá”, programa de fomento ao empreendedorismo local

Estão abertas as inscrições para o “Vai que dá Araxá”, um programa idealizado pela CBMM…