Cidade

Câmara economiza R$ 1,3 milhão e direciona valores para a saúde de Araxá

Anúncio foi feito pelo Presidente do Legislativo, Fabiano Santos Cunha durante reunião da Câmara

 

Na tarde dessa terça (12), durante a última Reunião Ordinária da Câmara Municipal, o Presidente da Câmara Municipal de Araxá, Fabiano Santos Cunha (PRB), realizou uma Prestação de Contas das ações que foram realizadas pela Casa durante o ano de 2017. O balanço destacou iniciativas que foram tomadas pela Mesa Diretora que refletem no dia a dia dos servidores do Poder Legislativo e da comunidade em geral.

O ponto alto da tarde foi o anúncio da economia e devolução de aproximadamente 1 milhão e 300 mil reais, que a Câmara vai fazer ao Poder Executivo ao final do Exercício 2017. O valor, segundo Fabiano, já tem destinação: será aplicado em melhorias na saúde pública municipal. São duas UTI-Móvel de última geração para atender a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e outras duas ambulâncias, também de última geração, para remoção de pacientes, sendo uma para Santa Casa de Misericórdia e outra para o Hospital Casa do Caminho.

Ainda, com esse valor economizado na Câmara Municipal, será feita a aquisição de uma Picape adaptada com estrutura para transporte de animais, destinada ao Canil Municipal, que será inaugurado nessa quarta-feira, 13 de dezembro. “Nós conversamos com o Prefeito Aracely de Paula e sugerimos a aquisição desses veículos. Nós acreditamos que esses novos automóveis serão extremamente úteis para o dia a dia de trabalho dos nossos hospitais públicos, do Pronto Atendimento e do Canil.”, explicou.  O Executivo deu total aval a sugestão do Presidente.

Esse valor que será devolvido e investido na saúde trata-se de parte dos recursos que são repassados ao Poder Legislativo para as despesas. Com a economia promovida pela atual Gestão, os quase R$ 1,3 milhão que sobram são retornados aos cofres do Poder Executivo, mas com um entendimento entre Prefeitura e Câmara, de aplicá-los na saúde pública. “É uma ação de proposição inédita em Araxá e que nós temos a satisfação de anunciar em nome do Poder Legislativo, contribuindo diretamente com a saúde da população”, aponta Fabiano.

 

Balanço 

Dentre os destaques de 2017, Fabiano apontou a remodelação visual da Câmara, com a assinatura “Legislando com Seriedade” e a identificação de todos os servidores com crachás. Ressaltou ainda o início das atividades da Escola do Legislativo Eliana D’Arc da Silva, que propiciou também a realização de cursos de capacitação a todos os funcionários da Casa, efetivos e comissionados, promovendo a profissionalização do sistema administrativo, a realização de eventos, as palestras com o empresário Ricardo Zema sobre empreendedorismo e com Alexandre Atheniense sobre Direito Digital e a educação política de cerca de 300 estudantes da Rede Estadual de Araxá, que visitaram a Câmara através do Projeto Líderes do Futuro – Uma juventude mais cidadã.

A inauguração do Arquivo Legislativo Kátia Regina Dias, obra iniciada no mandato passado, também foi destacada na prestação de contas, como também, a manutenção das dependências do Prédio da Casa Legislativa. Em sua explanação, Fabiano dividiu com os colegas vereadores as realizações e falou da importância do apoio de cada parlamentar.

Dentre os eventos realizados em 2017, o Presidente falou da outorga da Medalha Leonilda Montandon, realizada, num novo conceito e a custo baixo. A Semana do Meio Ambiente também foi lembrada no legislativo, com o plantio de árvores, distribuição de squeezes para diminuir uso de copos descartáveis e ações educativas visando economia de papel e energia.

Outro importante momento foi o 1º Seminário de Câmara Municipais do Triângulo e Alto Paranaíba, realizado em setembro de 2017. O evento reuniu lideranças políticas nacionais, estaduais e regionais, de cerca de 300 municípios da macrorregião, debatendo prioridades e demandas para atender aos quase três milhões de habitantes do Triângulo e Alto Paranaíba. O evento, segundo Fabiano, foi um marco para a cidade, valorizando Araxá e aquecendo a economia.

A Reunião Especial em Homenagem ao Serviço de Obras Sociais (SOS) de Araxá, com o lançamento da Campanha Carrinho da Solidariedade, em parceria com a Fundação Acia, através do FestNatal 2017 e das Redes de Supermercado também foi lembrada na prestação de contas. A campanha encontra-se à todo vapor e já é um grande sucesso.

 

Ações em andamento

O trabalho continua e outros projetos seguem na Casa, como a aquisição de uniformes, a colocação de novo piso em todo complexo da Câmara, adequação do Plenário Guilherme Gotelip Neto e pintura geral do prédio. Para 2018, um novo sistema de transmissão na internet das Reuniões e Fóruns da Câmara vai estar em funcionamento.

As novas câmeras e equipamentos já foram licitados, comprados e entregues. Uma moderna sinalização visual da Casa também será feita em 2018 e o Plenário da Casa deverá receber um painel eletrônico de votação, profissionalizando os trabalhos.

 

“Realizamos um trabalho intenso dentro daquilo que é obrigação do Presidente da Câmara, cuidando do patrimônio do legislativo e gerindo com responsabilidade o recurso público, que não é nosso, é do povo e tem que ser aplicado da forma correta e com eficácia. A gestão diariamente responsável feita na Câmara Municipal propiciou bons resultados ao longo desse ano. Agradeço aos meus pares pelo apoio e confiança e temos a certeza, que 2018 será ainda melhor”, finaliza o Presidente Fabiano.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…