Categorias: Cidade

Câmara recebe projeto de lei que permuta área do Estádio Fausto Alvim

14/10/2009 – A Prefeitura de Araxá protocolou na Câmara Municipal, na tarde desta terça-feira (13), o projeto de lei que permuta a área central – avaliada em R$ 12 milhões – que compreende o Estádio Municipal Fausto Alvim, o Centro Esportivo Álvaro Maneira e a quadra da Aserpa (35,251 mil m²) com a área do Grupo Kamel próxima ao aeroporto (860,65 mil m²).

Segundo o projeto de lei, fica obrigado ao grupo empresarial a edificar um shopping center na área central – o projeto deve ser apresentado em 12 meses (a partir da efetiva transferência e posse do imóvel permutado) e depois concluir a obra em até 60 meses (5 anos). Além disso, o município retirará toda a estrutura e benfeitorias alocadas que lhe interessarem no imóvel permutado – arquibancada, torres de iluminação e outros.

O objetivo do prefeito Jeová Moreira da Costa é construir na área do Grupo Kamel um estádio com capacidade para (15/20 mil pessoas), um autódromo, uma arena olímpica (5 mil pessoas), além de um parque ecológico. Entretanto, esses empreendimentos e o prazo de execução de cada um pela prefeitura não constam no projeto de lei, como, por exemplo, está previsto ao shopping center pelo grupo empresarial.

O assessor Jurídico da prefeitura, André Luis Sampaio Borges, explica que por se tratar de permuta não há uma necessidade prévia de uma cláusula de avaliação e de condição em relação ao permutado.

“Obviamente que a permuta de um bem público, necessariamente em situação que é uma utilização por parte da população, é imprescindível que há um interesse público demonstrado, bem como a autorização legislativa, como está sendo feito por intermédio da propositora do projeto de lei”, afirma.

Fausto Alvim

Outra questão é que, se o projeto de lei for aprovado pelo Legislativo, o Fausto Alvim deve ser mesmo demolido após a concretização da permuta.

“O município vai retirar todas aquelas benfeitorias utilizáveis que podem ser deslocadas para algum outro estádio periférico ou até mesmo levar para a própria aérea que receberemos como forma de permuta para ser feito um mini estádio e abrigar os jogos do Araxá Esporte. Isso tudo com autorização da Federão Mineira de Futebol, ou seja, Araxá não ficará mesmo sem o esporte profissional em virtude da falta de uma arena apropriada para a prática do desporto”, afirma André.

Expectativa da aprovação legislativa

O assessor afirma que a permuta evidencia a utilidade pública em relação ao projeto. “Compete apenas ao Legislativo verificar a questão da legalidade, uma vez que demonstrada acreditamos que não haverá receio nenhum nesse sentido.”

“O shopping é a consolidação de Araxá como uma cidade polo da microrregião, um investimento da ordem de R$ 100 milhões e geração de 500 empregos (diretos e indiretos)”, afirma.

“Em relação à área que o município receberá, obviamente está sendo proporcionada a toda população um espaço dotado de uma série de infraestrutura futurista para abrigar qualquer tipo de evento de lazer, esporte e entretenimento. Inclusive em relação ao autódromo que será o primeiro de Minas Gerais e ao estádio que estará se credenciando a ser subsede da Copa 2014.”

Tramitação lenta

O presidente da Câmara Municipal de Araxá, Carlos Roberto Rosa, afirma que a tramitação do projeto de lei que permuta a área central do Estádio Municipal Fausto Alvim com a área do Grupo Kamel próxima ao aeroporto será lenta.

“Vamos ouvir todas as partes interessadas em nosso Fórum Comunitário para que o vereador tenha bastante consciência e responsabilidade na hora de votar.”

Caso não seja votado até o próximo dia 31 de dezembro, o projeto de lei terá que ser reapresentado em fevereiro do ano que vem.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…