Categorias: Política

Câmara vai promover audiência para debater número de cadeiras

Da Redação/Jorge Mourão – No próximo dia 11 de julho, numa segunda-feira, a Câmara Municipal de Araxá promove um Fórum Comunitário para debater o número de vagas para vereador a serem fixadas na Lei Orgânica do Município (LOM) a partir da próxima legislatura (2013). De acordo com o vereador-presidente Carlos Roberto Rosa (PP), serão convidados diversos segmentos para debater o tema como partidos políticos, associações de bairros, imprensa e outros. A audiência será realizada no Palácio Nagib Feres.

“Com o fim do recesso no meio do ano, pela primeira vez o Legislativo terá atividades no mês de julho e já de cara vamos debater um projeto importante que é o número de vereadores que serão eleitos a partir do próximo pleito. Estamos prevendo a participação de cerca de 40 convidados. Vamos dar três minutos para quem quiser se pronunciar e apresentar a sua opinião. Toda a comunidade está convidada”, destaca Roberto.

Segundo ele, a ideia da audiência é a busca do consenso entre os participantes e vereadores para que O projeto de emenda à LOM do Município seja proposto e tramite com tranquilidade.

“Queremos que seja uma tramitação objetiva para que consigamos aprovar o projeto até o dia 30 de julho, de acordo com o compromisso que firmamos com o Ministério Público. Vamos buscar o consenso entre os colegas vereadores, é um assunto polêmico, mas acredito que será trabalhado de uma forma bem tranquila”, ressalta Roberto.

Segundo a lei federal, Araxá pode ter de 9 a 17 vagas, pois se enquadra na faixa entre 80 mil e 120 mil habitantes.

Novo sistema de votação

Roberto afirma que outro projeto importante que será proposto pela Mesa Diretora é uma alteração ao regimento interno da Casa relativa ao atual sistema de votação.

 “Queremos implantar um sistema mais moderno de votação. Atualmente em votação de projetos simples temos que pedir a dispensa de interstício legal para não precisarmos de três votações. Com um sistema mais ágil esses projetos, como de autorização de convênios e denominação de via pública, que geralmente têm o consenso dos companheiros, eles seriam aprovados em uma única votação. Já os projetos que exigem quórum qualificado permanece a mesma situação, com interstício de dez dias entre as votações, conforme ajustamos também com o Ministério Público.”

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…