Categorias: Agronegócio

Capal amplia linha de sementes e adubos

Da Redação/Via Capal – A Cooperativa Agropecuária de Araxá (Capal) ampliou a sua linha de sementes e adubos para este ano. A cooperativa trabalha com as principais empresas do mercado e oferece prazos especiais de pagamento para cooperados. A variedade e a qualidade dos produtos comercializados permitem ao produtor um grande leque de opções de sementes e adubos específicos, tanto para áreas de baixíssima tecnologia até as de alta rentabilidade.

O objetivo é proporcionar produtos de qualidade, variedade e custo reduzido para os produtores. A escolha da semente e adubo é o primeiro passo para garantir o êxito de qualquer lavoura.

De acordo com a política de comercialização e crédito da cooperativa, o cooperado fornecedor de leite da Itambé/Capal poderá dividir sua compra com pagamento em até seis vezes.

O cooperado não fornecedor terá condição de safra, com troca dos produtos (sementes e adubos) por insumos, pagando, por exemplo, em milho ou café no período de colheita, em 30 de maio de 2013.

O cooperado que não se interessar pelo sistema de troca, poderá dividir sua compra em até três vezes. O produtor rural que não é cooperado, também poderá efetuar sua compra, mas não terá condições de comercialização semelhantes aos dos cooperados, como divisão de pagamento ou de safra.

O gerente de Defensivos e Café, Marcelo Marques Ribeiro, explica que a Capal trabalha com cinco das principais empresas do setor.

“Essa variedade de produtos é algo difícil de acontecer quando pensamos em uma empresa particular. Já a cooperativa tem essa facilidade de trabalhar com multinacionais que disputam o mesmo espaço no mercado. Hoje, a cooperativa é representante exclusiva na região das sementes Pioneer, tem sementes da Syngenta, Riber, Biomatrix. Temos materiais para atendimento ao produtor de uma área de baixíssima tecnologia, que não é trabalhada há muito tempo ou uma área nova que está sendo aberta, até para alta tecnologia, onde o produtor já vem plantando, cuida há algum tempo e faz os tratos culturais no período correto.”

Marcelo lembra que existe um produto específico para cada caso, cada condição de área.

“É melhor o produtor utilizar um material de baixa tecnologia, onde ele vai empregar menos recursos, do que uma semente muito cara e não ter resultado, já que as condições na área interferem diretamente na produtividade do material. Temos sementes com capacidade produtiva de silagem acima de 70 toneladas e de grãos, acima de 200 sacos por hectare. Atualmente, os materiais têm, de um modo geral, uma genética muito boa. Ele tem o potencial produtivo interessante, mas o produtor deve seguir as orientações e recomendações dos agrônomos para que ele consiga explorar o máximo potencial genético do material”, ressalta.

Segundo ele, a grande maioria dos adubos e sementes já está disponível ao produtor na cooperativa.

“Os adubos que são utilizados no início de plantio já chegaram à cooperativa. As sementes também já estão acessíveis ao produtor. Aquele cooperado que está só aguardando o período das chuvas pode procurar a Capal que estamos com os materiais à disposição e com prazos especiais de pagamento”, acrescenta Marcelo.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…