Categorias: Agronegócio

Capal conquista certificação IN-29 para armazenagem de grãos

A Cooperativa Agropecuária de Araxá (Capal) conquistou a certificação das suas unidades armazenadoras junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Foi aprovada por uma auditoria da Instrução Normativa 29 (IN-29), a qual estabelece os procedimentos que visam modernizar as atividades de guarda e conservação de produtos agropecuários. A certificação assegura competência técnica da cooperativa na prestação de serviços de armazenagem, em todas as unidades submetidas ao processo.

A Instrução Normativa 29  consiste em um dos principais anseios dos segmentos (fornecedores e clientes finais) que se relacionam com os prestadores de serviços de armazenagem. Entre os principais objetivos, destacam-se o fortalecimento da relação do setor armazenador com o setor produtivo e a sociedade; a redução das perdas que ocorrem durante o processo de armazenamento e o aumento da credibilidade e competitividade dos produtos submetidos ao processo de armazenagem, frente aos mercados externos.

De acordo com a legislação, a certificação é obrigatória para as pessoas jurídicas que prestam serviços remunerados de armazenagem, a terceiros, de produtos agropecuários, seus derivados, subprodutos e resíduos de valores econômicos, inclusive de estoques públicos. As unidades armazenadoras não certificadas não poderão ser utilizadas para o armazenamento remunerado de produtos agropecuários. A criação dessas normas para licenciamento de tais estruturas ou mesmo a idealização de um sistema de certificação, são alguns dos procedimentos que, ao lado de outros fatores, podem ajudar a modernizar o setor de armazenamento.

Para a técnica de segurança e responsável pelas certificações sociais da Capal, Vânia Schiara, a certificação garante que todos os grãos que entram na cooperativa tenham qualidade e segurança. “Na auditoria, foi constatado que a Capal atende todos os itens obrigatórios. Isso significa que a cooperativa está dentro dos parâmetros exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e tem a liberação para realizar a comercialização e a armazenagem de grãos.

Vânia explica que o último prazo para requerer a certificação foi dezembro passado. “A Capal vem pleiteando essa certificação desde o ano passado e conseguimos data para a auditoria no último dia 6 de fevereiro. É um processo complicado, são vários requisitos exigidos, como por exemplo, melhorar a segurança dos funcionários e modernização dos processos de armazenagem, mas conquistamos a certificação e estamos aptos. A IN-29 vem garantir tranquilidade para os segmentos envolvidos na comercialização dos grãos. Hoje, quem não tiver essa certificação pode ser multado pelo Mapa e terá que interromper suas atividades. Portanto, com a certificação da IN-29, a Capal garante a qualidade dos seus serviços e produtos relacionados à comercialização dos grãos e o cumprimento dos requisitos sócio-ambientais da empresa.”

Perspectiva

O setor mais dinâmico da economia brasileira será de novo, em 2013, a agricultura, se estiverem certas as projeções da safra de grãos e oleaginosas divulgadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Conab calcula uma safra de 180,4 milhões de toneladas, 8,6% maior que a anterior. Segundo o IBGE, a produção aumentará 9,9% e chegará a 178 milhões de toneladas. Qualquer dos dois números representará mais um recorde. A colheita de 2011-2012 também foi sem precedente – 166,2 milhões, de acordo com uma das estimativas, 162,1 milhões, segundo a outra.

Mesmo com a perspectiva de alguma acomodação de preços no mercado internacional, as cotações devem permanecer bastante altas, principalmente no caso da soja, para compensar o esforço dos produtores. Mais uma vez, tudo indica, o agronegócio deverá ser a principal e mais segura fonte de receita e de superávit no comércio externo. Em 2012, as exportações do agronegócio atingiram o recorde de US$ 95,8 bilhões. Esse valor foi apenas 1% maior que o de igual período de 2011, por causa das condições de demanda.

Matérias recentes

Núcleo de Convivência Boa Vista é transferido de local para reforma da unidade

O Núcleo de Convivência do bairro Boa Vista está funcionando provisoriamente em novo endereço para…

Com apoio da Prefeitura de Araxá, Encontro de Folia de Reis reúne mais de 15 mil pessoas

Preservar a tradição e a cultura araxaense e regional. Este foi o objetivo do Encontro…

Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos; mais de 10 mil animais já passaram pela cirurgia

A Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos nos…

Organizador do evento “Retiro Malabarístico” é detido por suspeita de estelionato

O organizador do evento Retiro Malabarístico, que estava acontecendo no pátio da Fundação Cultural Calmon…

Sicredi Ibiraiaras RS/MG distribui mais de R$ 26 milhões em resultados para seus associados

Os associados já podem conferir em sua conta corrente e em sua cota capital os…

Museu Dona Beja recebe a abertura da exposição Memória das Colchas, nesta terça

O Museu Histórico de Araxá - Dona Beja recebe a abertura da Exposição “Memória das…