Categorias: Agronegócio

Capal e parceiros promovem palestra internacional sobre qualidade do leite

A Cooperativa Agropecuária de Araxá (Capal), a Itambé e o Sebrae Minas, realizaram, através do Projeto Educampo Leite, uma palestra internacional no último dia 7 de maio, no Eva`s Buffet. O encontro debateu as técnicas e os desafios enfrentados na produção de leite e a necessidade dos produtores brasileiros em investir em qualidade.

O evento reuniu cerca de 150 pessoas, que acompanharam a palestra ministrada pelo diretor da empresa neozelandesa Quality Consultants of New Zealand (Qconz), Bernard Woodcock,

A Nova Zelândia, que já enfrentou problemas de baixa qualidade da matéria-prima semelhantes aos percebidos no Brasil, é hoje referência internacional do setor lácteo, com produtos aceitos no mundo inteiro. O treinamento de Boas Práticas de Fazenda, oferecido pela Qconz, é simples e necessita de pouco investimento, sendo mais importante a gestão.

Os focos são os registros, a identificação e a saúde dos animais, a organização e limpeza da fazenda e a higiene da ordenha, dos equipamentos e do tanque resfriador.

O objetivo do trabalho é reduzir a contagem bacteriana total (CBT), contagem de células somáticas (CCS) e incidências de antibiótico no leite, método que melhora a qualidade do leite em ambos os processos de ordenha, mecânica e manual.

De acordo com Bernard Woodcock, alcançar uma boa qualidade do leite é algo extremamente fácil. “Com métodos práticos e simples, tentamos passar ao produtor as técnicas adotadas no manejo da ordenha e na gestão da propriedade, tudo com uma forma muito rápida e prática”, afirma.

“A grande diferença entre a Nova Zelândia e o Brasil é a simplicidade com que atuamos. Não gostamos de complicar as coisas, mas temos disciplina. Outro diferencial é que não temos opção, temos que fazer com qualidade, pois exportamos 95% do nosso produto. Ou seja, se não for feito com qualidade, não tem porque fazer”, acrescenta.

Segundo ele, a qualidade do leite brasileiro está melhorando bastante, mas ainda tem muito a crescer. “Aqueles que buscam a qualidade do leite estão alcançando bons resultados e, quem nem se preocupa em investir, tem deixado muito a desejar. Mas a hora de se buscar qualidade está chegando e a própria cultura do país se modificará. O mercado internacional tem um grande espaço para o produtor brasileiro”, diz.

“Acredito que em pouco tempo o Brasil vai conseguir exportar e o produtor que não investir em qualidade, não vai ter mercado para vender seu produto. O importante é a conscientização que o investimento para atingir a qualidade é pequeno, a vontade em mudar é até maior que o gasto com o dinheiro”, conclui Bernard.

Matérias recentes

NOTA: Prefeitura esclarece sobre invasão do antigo perfil do Facebook

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá esclarece que o perfil no Facebook (Prefeitura…

Raiza Goulão e Alex Malacarne conquistam o XCO da CiMTB Araxá

O clima foi generoso no encerramento da Copa Internacional de Mountain Bike – dia exclusivo…

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…