Categorias: Agronegócio

Capal recebe uma das maiores cooperativas de café do mundo

A Cooperativa Agropecuária de Araxá (Capal) recebeu uma comitiva de quarenta produtores da Cooperativa Regional de Cafeicultores (Cooxupé – região de Carmo do Rio Claro) para uma missão técnica. Os cafeicultores tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelos técnicos do projeto Educampo, na Fazenda Estância São Paulo, dos cooperados Magda e Amir, além do Campo Experimental de Café da Capal e as instalações dos armazéns gerais. O objetivo foi promover a troca de experiências nas lavouras e conhecer o trabalho desenvolvido nas propriedades da região.

A Cooxupé é considerada uma das maiores cooperativas de café do mundo. Em 2012, completará 80 anos de cooperativismo e 55 anos em atividades de recebimento, processamento e comercialização de café. Atualmente conta com cerca de 12 mil cooperados e 1,9 mil colaboradores, recebendo café produzido em mais de 200 municípios localizados, principalmente, no Sul de Minas.

A comitiva foi recebida pelo diretor de Produção da Capal, Caio Márcio Côrtes, pela a coordenadora do Departamento de Assistência Técnica, Ana Maria Fravet, e pelos consultores técnicos do Educampo, Rodrigo Ticle e Thales Rodrigues Alves.

O consultor técnico do Educampo da Cooxupé, Cristiano de Andrade Gomes, diz que o principal objetivo da missão técnica é conhecer o trabalho de sucesso desenvolvido pelo Educampo Café da Capal, que em 2011 completou 10 anos de implantação como projeto piloto pelo Sebrae-MG.

“A visita também tem o intuito de trocar experiências entre os produtores da nossa região, que é Sul de Minas, e do Alto Paranaíba, como é caso de Araxá. O nosso grupo foi formado há poucos meses, mas já podemos observar a evolução que os cafeicultores estão tendo na organização e gerenciamento de suas propriedades e no desenvolvimento técnico dos manejos utilizados nas lavouras. Já temos conquistado algum sucesso com o trabalho realizado nesses nove meses de projeto, com um maior controle das despesas das operações promovidas dentro das propriedades” destaca.

Segundo Gomes, o intercâmbio entre as cooperativas é extremamente importante para o desenvolvimento da cafeicultura. “Um dos princípios que o Educampo preza é justamente essa troca de informações. Por isso, trabalhamos com grupos de produtores, realizamos reuniões conjuntas, enfim, debatemos as situações vividas na lavoura em conjunto. O objetivo é repassar as experiências de sucesso que são obtidas a cada safra, para que todo o núcleo possa ter uma maior rentabilidade com a atividade”, acrescenta o consultor.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…