Categorias: Saúde

Cemig orienta sobre cuidados com enfeites luminosos de Natal

A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig alerta sobre os cuidados a serem tomados na instalação de ornamentos luminosos, para garantir seu funcionamento seguro até o término do período natalino.

A regra, segundo o engenheiro eletricista Demetrio Venício Aguiar, da Cemig, é optar por produtos de boa qualidade, com o melhor nível de isolamento elétrico possível. Quando instalados incorretamente, os enfeites luminosos podem oferecer riscos à segurança das pessoas. A recomendação é que sejam utilizados somente artefatos aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), submetidos a testes que garantam o bom funcionamento dos dispositivos.

Além disso, recomenda-se evitar as “gambiarras”, como a instalação de muitos enfeites em uma mesma tomada, utilizando adaptadores e multiplicadores popularmente conhecidos como T ou benjamim. “Esses dispositivos provocam sobrecarga e, consequentemente, o mau funcionamento dos aparelhos, podendo causar choque elétrico e princípio de incêndio”, explica Demétrio Aguiar. O engenheiro afirma que filtros de linha podem ser utilizados, desde que seu dispositivo interno de proteção esteja operante e não tenha sofrido alterações.

É preciso, também, orientar as crianças a evitar o contato e aproximação das instalações elétricas. Elas, que se sentem atraídas e curiosas com a pluralidade de cores e estilos das luzes natalinas, podem sofrer acidentes de várias proporções.

Uma boa dica é colocar uma barreira física em volta da árvore de natal feita com caixas de presentes de forma a impedir o acesso aos fios elétricos, protegendo assim as crianças e os animais domésticos.

Ainda segundo Demetrio Aguiar, é importante ressaltar que existem enfeites antigos incompatíveis com o novo padrão de plugues e tomadas, o que demanda o uso de adaptadores. No entanto, esses aparelhos oferecem os mesmos riscos de Ts e benjamins.

Recomendações em geral:

– Para a instalação de lâmpadas decorativas em fachadas, muros, jardins e árvores deve-se respeitar a distância mínima de 1,5 metro em relação à rede elétrica.

– Não instale as lâmpadas decorativas utilizando os postes e pontaletes de padrão da Cemig como forma de fixação das mesmas.

– Não utilize enfeites luminosos próximos a piscinas a fim de evitar que um contato acidental da instalação elétrica com a água possa ocasionar um acidente grave.

– Muitas árvores de Natal são feitas de arame, e os enfeites têm de estar isolados para impedir a energização acidental.

– Todos os enfeites devem ser bem afixados, para que o vento não os projete  contra a fiação da rede elétrica, provocando acidentes graves.

– Desligar os enfeites luminosos antes de dormir ou sair de casa pode contribuir para a redução do valor da conta de energia e evitar acidentes.

– O conjunto da tomada de energia deve ser desligado ao substituir lâmpadas. Nunca execute esse procedimento puxando a tomada pela fiação.

– Evite deixar a instalação em área sujeita a chuva ou alagamento.

– Proteja os pontos das conexões elétricas e as tomadas adequadamente.

– Ao instalar o conjunto de lâmpadas em estruturas metálicas, só realize a instalação após isolar as quinas de metal e evite as estruturas com quinas pontiagudas.

– Após a instalação, corrija os pontos de aquecimento. Siga corretamente as instruções do catálogo do fabricante.

– Dê preferência aos enfeites impermeáveis. Eles são mais seguros e duram mais.

– Dê preferência às lâmpadas de LED. Além de mais econômicas, não geram aquecimento e são mais brilhantes.

Recomendações para a instalação de conjuntos luminosos para fachada de prédio com potência mais elevada:

– Contrate o serviço de um engenheiro, técnico ou eletricista para dimensionar a fiação e a proteção do circuito de acordo com a carga a ser ligada.

– Verifique a proximidade com a rede de energia da Cemig, pois, no caso de chuva forte com vento, a iluminação decorativa instalada pode vir a tocar a rede elétrica e provocar curtos-circuitos se estiver mal afixada.

– Evite choques elétricos, observando a distância mínima da rede elétrica ao instalar a decoração de fachadas ou áreas externas.

– Nunca é demais lembrar que se tocar ou se aproximar da rede elétrica, o resultado será o choque elétrico e suas consequências.

Acidentes

A Cemig orienta que, no caso de ocorrências em instalações elétricas dentro do imóvel, deve-se acionar um eletricista particular. Em caso de ocorrência com a rede elétrica externa, basta ligar imediatamente para a central de atendimento ao cliente Fale com a Cemig – 116.

Matérias recentes

5ª edição do Bocaina Park Trail reúne cerca de 400 atletas em Araxá

Com percursos montanhosos , terrenos rochosos e trilhas técnicas, a 5ª edição do Bocaina Park…

Belo Banho: Prefeitura conclui reforma de 50 banheiros para idosos de baixa renda

A Prefeitura de Araxá concluiu a reforma de 50 banheiros em imóveis de idosos de…

Sicredi inicia campanha nacional de arrecadação para o Rio Grande do Sul

Diante das enchentes que assolam o Estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias,…

Núcleo de Convivência Boa Vista é transferido de local para reforma da unidade

O Núcleo de Convivência do bairro Boa Vista está funcionando provisoriamente em novo endereço para…

Com apoio da Prefeitura de Araxá, Encontro de Folia de Reis reúne mais de 15 mil pessoas

Preservar a tradição e a cultura araxaense e regional. Este foi o objetivo do Encontro…

Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos; mais de 10 mil animais já passaram pela cirurgia

A Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos nos…