Categorias: Economia

Cemig orienta sobre economia de energia nas férias

O período de férias é sempre uma oportunidade para descanso e viagens. Um passeio tranquilo começa com a observação de alguns detalhes que podem garantir mais segurança da casa durante a viagem e economia de energia elétrica.

Medidas simples podem fazer do retorno das férias um momento de alegria, sem sustos ou prejuízos. Observe alguns cuidados informados pela Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, como retirar os equipamentos eletroeletrônicos das tomadas, mantendo apenas aqueles essenciais à segurança e resfriamento de alimentos, por exemplo.

Além de oferecer mais segurança, desconectar os aparelhos das tomadas resulta em economia de energia. De acordo com o engenheiro Leonardo Resende Rivetti Rocha, da Cemig, o consumo de aparelhos em modo de espera (stand by) pode representar 12% do consumo doméstico de energia.

É importante estar atento a alterações eventuais do número de pessoas em casa, comum no período de férias, quando recebemos visitas. Com mais pessoas em casa, aumenta a quantidade de banhos e o uso do chuveiro, equipamento que mais consome energia, devido à sua alta potência. A recomendação para economizar energia com esse equipamento é reduzir o tempo de banho e colocar o seletor de temperatura na posição ‘verão’, o que reduz a potência em 30% e proporciona uma redução no consumo ao final do mês de até 10%”, explica o engenheiro.

De acordo com Leonardo Rivetti, a geladeira é o segundo equipamento que mais consome energia em uma residência, em virtude do “abre e fecha” ao longo do dia. Uma geladeira em bom estado de uso funciona 12 horas por dia, ou seja, 360 horas por mês. Regular o termostato de acordo com a quantidade de alimentos armazenados e a temperatura do ambiente pode colaborar para a economia no final do mês.

O computador também deve receber atenção. Apesar de estar preparado para funcionar durante horas seguidas e até dias, é importante desligá-lo, inclusive o estabilizador, em caso de viagem. Nas pequenas pausas, desligar o monitor conta e muito na hora de economizar energia. Ele é responsável por 70% do consumo desse equipamento.

É comum as crianças dormirem em frente à televisão ligada. Para evitar o desperdício de energia, caso isso aconteça, a dica é utilizar o temporizador para desligamento automático disponível nos modelos de televisores mais atuais.

Para conhecer mais dicas de economia de energia e simular o consumo dos equipamentos, acesse o site www.cemig.com.br.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…