Categorias: Cidade

Central de Videomonitoramento é inaugurada em Araxá

O prefeito Aracely de Paula inaugurou nesta terça-feira (20), a Central de Videomonitoramento Urbano, instalada na sede da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania. A cerimônia teve a presença da vice-prefeita de Araxá, Lídia Jordão, do secretário municipal de Segurança Urbana e Cidadania, Élvio Bertoni, do comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Arnaldo Pereira Júnior, do delegado regional de Polícia Civil, Dr. Vitor Hugo Heisler, do presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep) Sérgio Luiz Azevedo Goulartvereadores e secretários municipais.

O sistema é uma ferramenta moderna com tecnologia de ponta e imagens em alta definição que a Administração Municipal disponibiliza para as Polícias Militar e Civil para contribuir com eficácia na prevenção e repressão da violência e da criminalidade.

São 33 câmeras instaladas no Centro de Araxá e nas avenidas de acesso ao município, funcionando diuturnamente, tanto em tempo real como armazenando imagens. O videomonitoramento é operado por servidores municipais que receberam treinamento da Polícia Militar e têm apoio de um militar a cada turno.

A Polícia Civil também tem assento na Central de Videomonitoramento Urbano para acompanhar, pesquisar e recuperar imagens que possam constituir provas nas suas investigações.

O tenente-coronel Arnaldo Pereira Junior disse que a Central vem de encontro ao trabalho da PM na segurança pública e que os resultados já são palpáveis. O comandante elogiou o sistema de videomonitoramento com vários recursos e salientou que trata-se do mais moderno de Minas Gerais.

O delegado Dr. Vitor Hugo Heisler comentou que a segurança pública é uma preocupação mundial e que Araxá é uma cidade privilegiada por contar com essa central. “Só quem acompanha o trabalho das polícias sabe o salto que representa a instalação desse sistema de videomonitoramento”, elogiou. Ele contou que o suspeito de ser o autor de um homícidio ocorrido recentemente em Araxá foi descoberto com o auxílio das câmeras de videomonitoramento.

Para o prefeito Aracely, a Central de Videomonitoramento Urbano é a realização de um sonho. Ele relatou que a segurança pública foi uma das suas prioridades ao assumir o atual mandato e que já estuda a ampliação da quantidade de câmeras, para que Araxá sirva de exemplo para outros municípios.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…