Categorias: Saúde

Centro de Atenção Psicossocial é anunciado para agosto

O tão aguardado Centro de Atenção Psicossocial (Caps) já tem data de funcionamento prevista pela Secretaria Municipal de Saúde. Segundo Antonio Marcos Belo, até o fim de agosto Araxá terá o centro à disposição dos pacientes e a preparação para a implantação começou em 2009. A sede já foi alugada e o Caps vai funcionar na antiga Associação dos Aposentados e Pensionistas de Araxá, na rua Calimério Guimarães.

“Nós estamos trabalhando com o Caps na verdade desde maio do ano passado, treinando e recompondo a equipe, trouxemos psiquiatras, contratamos terapeutas ocupacionais e novos psicólogos e fizemos o seminário de saúde mental. Essas preparações são fundamentais para termos condições de implantar o Caps”, diz o secretário.

Segundo Antônio Belo, muitos municípios dão início ao Caps sem essa preparação, mas acabam não dando certo. “A responsabilidade é muito grande. Nós vamos recepcionar o paciente no Caps, que vai ser a casa dele, e ele vai passar o dia todo ali com ambiente familiar, com refeição, acompanhamentos médicos de toda uma equipe para que seja reintegrado à sua condição de vida normal”, afirma.

O secretário acrescenta que a intenção do município é dar mais tranquilidade às famílias dos pacientes. “A partir do momento em que ele passa o dia todo ali, ele volta para casa sem problemas, como hoje nós temos. De vez em quando há aquelas crises e a família entra e pavor. Quando tivermos o Caps funcionando vamos evitar internações e dar mais conforto à pessoa assistida”, conta.

Previsão de atendimento

A Secretaria Municipal de Saúde atende cerca de 70 pacientes, mas de acordo com Antônio Belo, assim que o Caps estiver funcionando Araxá também atenderá os municípios da microrregião.

Álcool e Drogas

Para o secretário de Saúde é necessário que tenha uma janela no Caps para tratamentos referentes a álcool e drogas. “No futuro queremos ter também o Caps Álcool e Drogas.”

Sede

O Caps vai funcionar na rua Calimério Guimarães, onde era a antiga sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Araxá. O local passará por reformas para receber os pacientes até o fim de agosto. Segundo Antônio Belo, não é o local ideal, mas vai atender bem a demanda até que a sede própria seja construída.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…