Categorias: Cidade

Cerca de 90% dos jovens do Profet são efetivados no mercado de trabalho

O Programa para a Criança e o Adolescente (PCA) através do Projeto de Formação e Encaminhamento ao Trabalho (Profet) encaminha diariamente para o mercado de trabalho jovens de 14 a 23 anos. Atualmente cerca de 160 empresas são parceiras do projeto, empregando 350 jovens.

De acordo com a coordenadora do Profet, Cristiane Mirza Pereira da Silva, 90% dos jovens são efetivados. Ela diz que os 10% restantes geralmente não conquistam as vagas por pendências escolares.

“Infelizmente, a gente ainda tem um número pequeno desses casos porque se o adolescente perde o ano por falta automaticamente ele perde o serviço no PCA”, explica. Cristiane ressalta que para começar e continuar trabalhando pelo Profet o adolescente deve ter boa nota e ser frequente na escola.

A coordenadora diz que outro motivo comum de desligamento do programa é a busca por outro trabalho, quando o jovem encontra uma empresa que paga mais comparado ao que ganhava anteriormente.

“Mas, ele esquece que está em processo de aprendizagem e, às vezes, essa passagem para a vida adulta não faz com que o adolescente tenha um bom rendimento”, alerta.

Segundo Cristiane, o tempo máximo de contrato com o PCA é de dois anos. Os adolescentes que começam na instituição com 14 e finalizam o contrato com 16 já podem ser efetivados no mercado de trabalho.

Ela ressalta que um jovem de 20 anos pode fazer uma inscrição no PCA, desde que nunca tenha trabalhado de carteira assinada e também não esteja cursando faculdade. “Um adolescente que passa na faculdade perde a condição de aprendizagem e passa a ser estagiário que é uma área que o PCA não atua”, esclarece.

Cristiane aponta que o Ouro Minas Grande Hotel é uma das empresas que mais contratam. “Nós temos 57 aprendizes no Ouro Minas Grande Hotel. É um setor (hoteleiro) onde a maioria dos adolescentes que termina o contrato já fica nas empresas”, revela.

Matérias recentes

Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos; mais de 10 mil animais já passaram pela cirurgia

A Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos nos…

Organizador do evento “Retiro Malabarístico” é detido por suspeita de estelionato

O organizador do evento Retiro Malabarístico, que estava acontecendo no pátio da Fundação Cultural Calmon…

Sicredi Ibiraiaras RS/MG distribui mais de R$ 26 milhões em resultados para seus associados

Os associados já podem conferir em sua conta corrente e em sua cota capital os…

Museu Dona Beja recebe a abertura da exposição Memória das Colchas, nesta terça

O Museu Histórico de Araxá - Dona Beja recebe a abertura da Exposição “Memória das…

Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil reúne cerca de 150 professores da região

Os professores da rede municipal de educação de Araxá e região deram início ao primeiro…

Mosaic Fertilizantes realiza simulado de segurança em Araxá

Treinamento preventivo tem o objetivo de desenvolver uma cultura de resiliência e segurança junto às…