Categorias: Política

Clubes amadores vão receber jogos de uniformes e bolas em Araxá

Na tarde dessa terça feira (23), o vereador Fabiano Santos Cunha fez sua primeira participação do ano na Tribuna do Plenário Guilherme Gotelip Neto, na Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Araxá. O parlamentar abordou diversos assuntos que vem sendo trabalhos por ele, alguns no final de 2015 e outros, já em 2016.

O vice-presidente, durante seu pronunciamento na Tribuna do Legislativo, informou sobre o cumprimento da Emenda Parlamentar, de sua autoria, que possibilitou repasses de jogos de uniformes e bolas aos 25 clubes de futebol amador da cidade.

De acordo com Fabiano, a emenda parlamentar teve como objetivo apoiar os clubes amadores de Araxá, pois a competição é muito tradicional na cidade, registrando grande número de torcedores, que comparecem nos campos espalhados por todas as regiões e a maioria dos clubes, lutam sempre com dificuldades financeiras para arcar com todas as despesas que envolvem o futebol amador.

Destinação de eletroeletrônicos

Durante seu tempo regimental, o vereador Fabiano ainda informou aos colegas de plenário, comunidade presente e demais cidadãos, a respeito do projeto de destinação correta de resíduos eletrônicos que tem ganhado popularidade em Araxá.

A proposta, em parceria com a empresa Ébano Ambiental, vai ser implantada em oito escolas da rede municipal e estadual, atingido milhares de crianças e adolescentes nas instituições de ensino, que serão multiplicadores da ação em toda a comunidade.

Em breve, os bags para o recolhimento desses materiais nas escolas serão instalados e palestras de conscientização também vão ser promovidas. Se descartados de forma errada, os eletroeletrônicos são poluentes do solo e das águas, causando um grande prejuízo ao meio ambiente e seu entorno.

O vereador Jairo Sávio Borges aparteou Fabiano e parabenizou pela ação, afirmando que se sente feliz em poder acompanhar, já no começo do ano, uma proposta tão relevante como essa, dando seu total apoio a causa.

Xadrez nas Escolas

Fabiano ainda atualizou as informações sobre a implantação do Xadrez na Rede Municipal de Educação, projeto esse em pleno andamento. No final do ano passado, professores dos quarto e quintos anos do Ensino Fundamental foram capacitados, através de parceria com o Cefet, a CBMM e o Professor Adriano Pena, que ministrou as aulas.

O vereador ressaltou que já está provado que o Xadrez auxilia o aluno no desenvolvimento intelectual e no aprendizado. A cidade de Patrocínio, no Alto Paranaíba, tem um projeto muito bom, instalado há sete anos e tem se destacado com altas notas na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Fabiano alertou para a necessidade de ser uma ação continuada e que tenha o envolvimento de profissionais do Xadrez acompanhando todo o planejamento.

Feira do Urciano Lemos

A obra que vai levar mais conforto e segurança aos frequentadores e trabalhadores da Feria do Produtor, que acontece todos os domingos, na Praça do Cruzeiro, no Urciano Lemos, também foi abordada pelo Vice-presidente da Câmara.

Fabiano, que participou de uma reunião no começo da semana, na Secretaria de Obras Públicas e Mobilidade Urbana, ao lado do Vereador Alexandre Carneiro de Paula, informou que o projeto está praticamente pronto e foi aprovado pelos representantes da Associação dos Hortifrutigranjeiros de Araxá.

Em breve, a licitação deve ser feita e a obra, que contempla o espaço das tendas, banheiro público e a quadra da Escola Municipal Francisco Braga, vai sair do papel, beneficiando os produtores, comerciantes, a comunidade do Setor Norte e de outras regiões de Araxá, que também frequentam o espaço nos fins de semana.

Projeto de Lei

Encerrando sua participação, Fabiano apresentou um Projeto de Denominação de Via Pública, homenageado a advogada Daniela Mota Martins, dando seu nome a atual Rua B do Loteamento Valter e Wilson Ramos. A proposta foi encaminhada, após a apresentação, para a Comissão de Finanças, Justiça, Legislação e Redação Final para apreciação e em breve será colocada em votação.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…