Saúde

Cobertura vacinal contra a febre amarela quase dobra em um ano e alcança mais de 80% da população em Minas Gerais

Desde a notificação do primeiro caso de febre amarela no início do ano passado, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) tem intensificado as ações de controle da doença, em especial nas regiões que tiveram casos confirmados.

Como resultado das ações, a cobertura vacinal no estado alcançou 81% em janeiro deste ano, índice muito superior ao registrado no mesmo período de 2017, que era de 47%.

Por determinação do governador Fernando Pimentel, a prevenção e o enfrentamento da febre amarela em Minas Gerais são prioridades dos órgãos de saúde do Estado desde janeiro de 2017. Entre as ações em andamento para controlar a doença nas áreas rurais e manter a incidência zero de febre amarela urbana, destacam-se:

– as campanhas educativas sobre a necessidade de vacinação;

– a ampliação dos horários de vacinação nas unidades de saúde;

– a vacinação casa a casa na zona rural dos municípios com casos confirmados ou com epizootias (morte de primatas) confirmadas para a febre amarela;

– o aumento no número de equipes de saúde nas regiões e também parceria entre as áreas de Atenção Primária e Vigilância em Saúde.

A parceria tem possibilitado, por meio dos agentes comunitários de saúde, a identificação das pessoas não vacinadas, checagem do cartão e atualização da vacina.

“Os agentes comunitários de saúde têm papel importante na criação do vínculo e nas relações de confiança com a população, pois fazem parte da comunidade e estão diariamente na rotina do município”, ressalta a diretora de Políticas de Atenção Primária à Saúde da SES, Mayla Magalhães.

Destaca-se ainda que, em setembro de 2017, a Campanha Nacional de Multivacinação, em Minas Gerais, também contou com reforço à imunização contra a febre amarela, convocando aos postos de saúde de todo o estado, pessoas de 9 meses a 59 anos, que ainda não tinham se vacinado. Clique aqui e relembre!

“É preciso que a alta cobertura vacinal contra a febre amarela faça parte da nossa rotina dentro das ações preventivas”, destaca a diretora de Vigilância Ambiental da SES, Marcela Ferraz.

E todas essas ações ganharam ainda mais força após a reunião, no início deste ano, entre o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e os secretários estaduais da Saúde, Sávio Souza Cruz, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, e de Governo, Odair Cunha, para definir novas ações de enfrentamento, controle e prevenção da febre amarela durante o período sazonal da doença.

Na ocasião ficou acordado a liberação de mais recursos para a vigilância nas áreas com casos humanos confirmados, a ampliação das campanhas educativas e a solicitação, junto ao Governo Federal, de repasses financeiros e de um novo estoque de vacinas.

Clique aqui e confira também a Linha do Tempo que resgata todas as ações da SES para o enfrentamento, controle e prevenção da Febre Amarela.

Vacinação

O aumento significativo da cobertura vacinal tem cooperado diretamente para o controle da ocorrência da doença. Contudo, a SES salienta que a meta é alcançar a cobertura de 95% no estado.

Segundo dados da secretaria, ainda há uma estimativa de 3.615.129 de pessoas não vacinadas, sobretudo homens na faixa-etária de 15 a 59 anos, que são os mais acometidos.

Para alcançar este índice, a SES salienta que está abastecida com mais de um milhão de doses da vacina, que já faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, e que é preciso que a população se conscientize da importância da vacinação.

A vacina é indicada para crianças a partir de 9 meses e jovens e adultos com até 59 anos de idade – pessoas com mais de 60 anos só podem ser vacinadas após avaliação médica.

Saiba mais sobre a doença em: www.saude.mg.gov.br/febreamarela

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…