Educação

Colégio Dom Bosco de Araxá realiza mesa redonda sobre sustentabilidade ambiental

Foi realizada no auditório do Colégio Salesiano Dom Bosco de Araxá mais uma ação do Projeto Somos da Cor. O projeto em tela é atinente à lei 10.639/03 que prioriza ações relacionadas à construção e valorização dos visos culturais dos afrodescendentes numa perspectiva dialógica.

Além da preocupação com a formação das várias consciências e discursos, de se ater às discussões e consolidação dos discursos atinentes à culturalidade negra e indígena, houve uma ampliação dialógica do Projeto Somos da Cor a fim de proporcionar ao discente abrangência e multiplicidade.

O mundo contemporâneo exige de todos nós uma postura atitudinal referente ao meio ambiente e a sua conscientização. O Núcleo de Ciências Humanas do colégio organizou no dia 10 de agosto de 2016 a Mesa Redonda “Cuidando da Casa Comum”. Essa atividade teve como base a “encíclica Laudato Si (Louvado Seja)” que é um importante documento papal disseminado ao mundo num discurso ecumênico de preservação, conscientização e tomada de políticas públicas referentes ao tema em realce.

Lançada no dia 18 de julho do ano de 2015 pelo Papa Francisco, essa missiva é um referencial numa postura que convencionou chamar-se de ecosofia, ou seja, o estudo da ecologia tendo como base o pensamento transformador. A união entre ciência e religiosidade é a tônica dessa carta. Devido à importância e premência do tema, as ações relativas ao ecossistema devem ser repensadas para que minimizemos os impactos de poluição e desmatamento ao planeta Terra.

O Colégio Salesiano Dom Bosco busca parcerias com outras escolas de Araxá e região para o fortalecimento de uma mentalidade de cooperativismo e construção pragmática dos saberes acadêmicos tendo como fundamento a discussão de assuntos de interesse geral balizados por uma postura transcendental.

Vários temas compuseram a mesa discursiva, tais como: Laudato si, planejamento urbano, campanha da fraternidade (Cuidando da Casa Comum), água e esgoto em Araxá, saneamento básico e coleta seletiva. A atividade contou com participações de vários profissionais que deram um tom técnico à mesa redonda. Dentre eles: Dailson Aguiar (Copasa), Sebastião Donizete (Prefeitura municipal – Secretaria de Obras) e Belmiro França (Aterro Sanitário).

Houve também a participação magna das escolas Vasco Santos e Auxiliadora Paiva, sendo representadas pelos alunos Weverton e Celine. Pelo colégio representaram os estudantes Dener Afonso, Jaqueline Dias, Ana Luiza, Raquel Cunha e Lara Gifonni. A pastoral salesiana foi composta pelo padre João Carlos André e Terezinha Duarte.

Por acreditar que a construção do conhecimento seja imbricada à realidade, o Colégio Salesiano Dom Bosco de Araxá promove ações como essa porque forjam o novo cidadão consciente de seus direitos e deveres. As múltiplas consciências devem ser congruentes num mesmo objetivo: a formação globalizante dos nossos estudantes e parceiros.

Matérias recentes

Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos; mais de 10 mil animais já passaram pela cirurgia

A Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos nos…

Organizador do evento “Retiro Malabarístico” é detido por suspeita de estelionato

O organizador do evento Retiro Malabarístico, que estava acontecendo no pátio da Fundação Cultural Calmon…

Sicredi Ibiraiaras RS/MG distribui mais de R$ 26 milhões em resultados para seus associados

Os associados já podem conferir em sua conta corrente e em sua cota capital os…

Museu Dona Beja recebe a abertura da exposição Memória das Colchas, nesta terça

O Museu Histórico de Araxá - Dona Beja recebe a abertura da Exposição “Memória das…

Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil reúne cerca de 150 professores da região

Os professores da rede municipal de educação de Araxá e região deram início ao primeiro…

Mosaic Fertilizantes realiza simulado de segurança em Araxá

Treinamento preventivo tem o objetivo de desenvolver uma cultura de resiliência e segurança junto às…