Categorias: Educação

Colégio Dom Bosco é premiado em São Paulo

Pelo segundo ano consecutivo, o Colégio Dom Bosco de Araxá é reconhecido pelos projetos pedagógicos que desenvolve. O Colégio possui uma preocupação consoante à formação humana e intelectual dos discentes, para isso, desenvolve há três anos o Projeto Somos da Cor que é afeto à lei 10.639/2003 que dá prioridade à efetivação dos estudos acerca do Continente Africano bem como suas particularidades afetas à arte e à cultura como um todo. A Inspetoria São João Bosco, mantenedora do colégio, orienta as escolas salesianas mediante a valorização e fomento às práticas pedagógicas inclusivas – carisma salesiano.

Os projetos premiados em 1º lugar foram Mostra Cultural – Na diversidade formamos a unidade e Carolina em Preto e Branco. Alusivo à mostra, os alunos e seus professores coordenadores desenvolveram durante o ano de 2014 diversos temas relacionados à contribuição de diversos povos na formação da identidade brasileira. Vários visos foram destacados, tais como: Dança indígena, a riqueza e a pluralidade religiosa, a ciência e a tecnologia, a fitoterapia indígena, a culinária de diversos países e o futebol como paixão nacional, dentre outros.

Carolina em Preto e Branco é uma peça teatral baseada na obra “Quarto de Despejo” da sacramentana Carolina Maria de Jesus. Carolina era negra, pobre, favelada e à margem da sociedade à época em que viveu. A catadora de lixo que virou personagem central da peça teve seus livros traduzidos em mais de treze idiomas. Numa proposta inédita, os alunos do 9º ano estudaram a bibliografia da autora, visitaram Sacramento em busca de construir conhecimentos sobre a autora. O protagonismo juvenil foi a mola propulsora que desencadeou as ações inculturais.

Premiação

O Prêmio Construindo a Nação existe há 14 anos e reconhece escolas que desenvolvem projetos que incidem diretamente na formação do cidadão. Ele tem parceria com o Sesi, CNI e Fundação Volkswagen. A premiação aconteceu no dia 15 de dezembro na Pinaconteca de São Paulo (Estação da Luz). Nessa perspectiva, o Colégio Dom Bosco de Araxá recebeu uma placa e um troféu em homenagem à primazia dos projetos que têm em seu bojo a valorização das pessoas e de suas diversas realidades, muito especialmente a negra e a indígena.

Adilson de Paula e Joana Vaz foram os professores que representaram o colégio na cerimônia em São Paulo. 

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…