Categorias: Saúde

???Com camisinha, beijo me liga! Sem camisinha, beijo me esquece???

Para ajudar a população a aproveitar o Carnaval, mas sem descuidar da saúde, a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) promove uma campanha especial de prevenção contra a Aids. Com o slogan “Com camisinha, beijo me liga! Sem camisinha, beijo me esquece”, as ações se estendem até o dia 16, com objetivo de conscientizar o adulto jovem, de ambos os sexos, para a importância do uso da camisinha.

Durante os dias de festa serão distribuídos cerca de 500 mil preservativos e 300 mil leques com o slogan da campanha. O material foi encaminhado para as 28 Gerências Regionais de Saúde (GRS), que fazem a distribuição para os municípios. Outra estratégia de conscientização utilizada pela SES acontece nas rádios mineiras. Inserções educativas farão parte da programação durante todo o período de carnaval.

De acordo com a coordenadora Estadual de DST/Aids, Glauciene Prado Alves, essas ações são fundamentais para o combate à doença, visto que no período as pessoas estão bastante expostas.

“Trata-se de uma época em que as pessoas têm mais contato físico, abusam da bebida alcoólica e, muitas vezes, acabam não se lembrando da camisinha. É por isso que reforçamos a necessidade de a população se precaver também no decorrer da folia”, destacou.

Além de divulgação nas rádios, a importância da prevenção também será divulgada em sites e no twiter da SES – @saudemg

Aids em Minas

De acordo com dados parciais, desde o início da epidemia, em 1982, até 2009, foram notificados 31.138 casos da doença no Estado. As grandes cidades concentram o maior número de notificações, mas percebe-se a tendência à interiorização da Aids, com mais localidades apresentando casos.

Em 2004, 586 municípios tiveram registros; hoje, já são 649. Por esse motivo a SES está promovendo a descentralização da assistência e das ações de prevenção.

O crescimento da incidência da doença entre o sexo feminino é outra questão a ser considerada. De 1982 a 1993, a Aids atingia 83% dos homens e apenas 17% das mulheres. Já em 2006, 63,7 dos infectados foram do sexo masculino, e 36,3%, do feminino. O número de mulheres com o vírus aumenta, a cada ano, diminuindo a proporção entre os sexos.

Entre jovens e adolescentes de 13 a 19 anos, desde o primeiro diagnóstico em 1982 até o último ano são 691 casos, sendo 381 masculinos e 310 femininos, segundo dados parciais.

Atualmente, a principal categoria de transmissão entre adultos é heterossexual, responsável por mais de 2/3 das contaminações. A situação é bem diferente da encontrada no início da epidemia, quando a maior parte das transmissões ocorria por meio de relações homossexuais. Isso demonstra que a Aids não é uma questão restrita a alguns grupos, mas sim, um problema de todos.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…