Categorias: Cultura

Com patrocínio da CBMM e utilização de aço de alta resistência com adição de Nióbio, Inhotim inaugura Galeria Yayoi Kusama

O Instituto Inhotim, maior museu a céu aberto do mundo e um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil, localizado em Brumadinho, Minas Gerais, inaugura, a partir do dia 16 de julho, a sua vigésima galeria permanente, dedicada a artista japonesa Yayoi Kusama (Matsumoto, Japão, 1929). A Galeria, que conta com o patrocínio da CBMM por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, abriga duas obras da artista Yayoi Kusama: I’m Here, But Nothing (2000) e Aftermath of Obliteration of Eternity (2009).

Na estrutura do prédio onde está localizada a Galeria da multiartista, foram utilizados aços de alta resistência com adição de Nióbio, distribuídos nas estruturas superiores de pilares, vigas e na infraestrutura de fundações. A tecnologia do Nióbio tem sido uma grande aliada do futuro, permitindo a evolução das propriedades do aço e o conceito da desmaterizalização, ou seja, menor uso de materiais e consequente redução da emissão de CO2 em todo o processo.

Para o especialista de Desenvolvimento de Mercado da CBMM, Alexandre Jordão, o projeto vem de encontro à uma das estratégias da Companhia, que é dar visibilidade ao Nióbio em construções sustentáveis. “Nesta obra, as pessoas podem ver na prática a relevância do Nióbio para utilização mínima do aço como matéria-prima, técnica já muito utilizada em grandes pontes ou arranha-céus de todo o mundo”, justifica Jordão, explicando que a maleabilidade da liga fez do projeto arquitetônico uma obra de arte a ser apreciada, juntamente com as instalações da artista.

Desenvolvido em uma área de 1.436,97 m² pelos arquitetos Fernando Maculan e Maria Paz em conjunto com a equipe do Jardim Botânico do Inhotim, o projeto arquitetônico contém um caminho sinuoso de pedras e 4 mil bromélias, que levam à obra interna de Yayoi Kusama, composta por um ambiente doméstico iluminado por luz negra e com os móveis destacados por pontos de cores brilhantes. O conceito de auto-obliteração, técnica utilizada há décadas pela artista japonesa, instiga a pensar na dissolução do individualismo.

A obra está localizada no Eixo Laranja do Instituto Inhotim, próxima à Galeria Cosmococa e ao Jardim Veredas e pode ser visitada de terça a sexta-feira, entre 09h30 e 16h30 e aos sábados, domingos e feriados, entre 09h30 e 17h30.

Sobre a CBMM

Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 500 clientes, em 50 países. Sediada no Brasil, com escritórios regionais na China, Países Baixos, Singapura, Suíça e Estados Unidos, a companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Para suportar seus planos de crescimento por meio da diversificação, a empresa conta com uma frente de Novos Negócios com atuação focada na aceleração da entrada, no mercado global, da tecnologia do Nióbio. Nos últimos 4 anos, a CBMM realizou investimentos estratégicos em empresas como a Echion e Battery Streak visando novos desenvolvimentos em materiais com Nióbio para baterias de íons de lítio. Desde a sua fundação, a CBMM desenvolve projetos no Brasil e em diversos países do mundo para fomentar a adoção da tecnologia do Nióbio por diversas indústrias.

Matérias recentes

Secretaria de Segurança Pública promove a Semana Municipal de Trânsito, com ações em toda a cidade

A Secretaria Municipal de Segurança Pública promove entre os dias 18 e 27 de maio,…

Projeto de coleta mecanizada traz mais agilidade e segurança no recolhimento de lixo em Araxá

Uma iniciativa está trazendo agilidade ao serviço de coleta de lixo em Araxá. Um projeto…

Raphael Rios faz fiscalização no Jardim Esplêndido junto com o IPDSA

O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e o vereador Raphael Rios,…

PM registra tentativa de homicídio no bairro Abolição

Na noite de ontem (12), por volta das 22 horas, a Polícia Militar registrou uma…

CBMM lança o “Vai que dá Araxá”, programa de fomento ao empreendedorismo local

Estão abertas as inscrições para o “Vai que dá Araxá”, um programa idealizado pela CBMM…