Saúde

Comitê de Enfrentamento e Combate à Dengue vem desenvolvendo diversas ações na cidade

O recém-criado Comitê Interinstitucional de Enfrentamento de Combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus vem desenvolvendo diversas ações que visam a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Reuniões estratégicas estão sendo promovidas desde o final de fevereiro para traçar diretrizes de enfretamento. Além da Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o comitê conta com a participação de representantes de classe, entidades filantrópicas, órgãos de fiscalização, empresas e demais parceiros.

O prefeito Aracely de Paula destinou, ainda no início de 2016, R$ 500 mil para serem aplicados em ações de combate ao mosquito transmissor dessas três doenças que tem deixado o Brasil em estado de alerta.

Os investimentos englobam monitoramento e consultas, rastreamento diário de notificações em hospitais e laboratórios, capacitação de agentes de saúde, mutirões de limpeza e de conscientização, projeto Bota-Fora e criação do Centro de Hidratação e Atendimento, que funciona nas instalações da Unicentro exclusivamente para receber pessoas com casos suspeitos das doenças.

O Ministério Público de Minas Gerais é um dos integrantes do Comitê de Enfrentamento. Para a promotora da Curadoria da Saúde, Mara Lúcia Silva Dourado, os trabalhos estão sendo satisfatórios.

“O Ministério Público tem o dever de participar, uma vez que, como defensor da saúde, tem a obrigação de fiscalizar todas as atividades que o Município vem desenvolvendo, e o dever de contribuir com essas ações, enfrentando esse grave problema que atinge a população brasileira. É preciso destacar que o Município está cumprindo a contento as metas estipuladas pelo Ministério da Saúde”, afirma.

Além da responsabilidade do Município, a promotora também alerta para a importância da participação do cidadão no combate ao mosquito transmissor, tanto. “O cidadão também tem a sua parcela de responsabilidade. As ações realizadas mostram que há uma necessidade do cidadão também se empenhar nessa luta, se o problema ainda não foi controlado a contento, e o Município vem cumprindo o seu papel, é porque há necessidade de um empenho maior do cidadão”, diz Mara.

“O Ministério Público auxilia os trabalhos nos casos encaminhados nos quais o cidadão não contribuiu para eliminar os focos das doenças. A Promotoria de Meio Ambiente notifica os casos de terrenos sujos, e a Promotoria de Saúde é acionada naqueles casos em que o cidadão acumula muito lixo no seu imóvel. Nós também notificamos o cidadão alertando da obrigação que ele tem de promover essa limpeza. E é importante ressaltar que o Município editou um decreto considerando a situação de emergência, com autorização judicial para promover a limpeza e controle dos imóveis em que o cidadão não permitiu a entrada dos agentes. São essas ações que o Município adota em parceria não só com o Ministério Público como também com o Poder Judiciário”, acrescenta a promotora.

Ela ressalta que o Comitê de Enfrentamento tem sido uma importante ferramenta para levantar sugestões e iniciativas combate ao Aedes aegypti.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…