Categorias: Saúde

Concurso público para médicos pode acontecer ainda este ano

Com o pedido de demissão de 22 médicos da rede municipal de saúde e a dificuldade de contratar médicos de cidades vizinhas, a prefeitura estuda a possibilidade de realizar um concurso público para a área médica ainda este ano. O atendimento, principalmente, nas Unidades Básicas de Saúde (Unis) está prejudicado pela falta de profissionais.

A situação tem gerado uma alta demanda no Pronto Atendimento Municipal (PAM) e causado um longo período de espera para usuário do serviço. Somente nesta segunda-feira (13), 280 pessoas foram atendidas, sem contar as pessoas que desistiram do atendimento. Em junho passado, mais de 6,5 mil pacientes procuraram o PAM.

O concurso público para médicos é a solução, em médio prazo, encontrada pela Secretaria Municipal de Saúde para repor a quantidade de médicos que deixaram a rede. Os profissionais que pediram demissão não concordaram com a filosofia de trabalho imposta pela atual administração municipal e pelo valor da remuneração paga pelos serviços.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), Araxá deveria ter 63 médicos atendendo pelo SUS (70% da população), mas atualmente apenas 38 prestam serviço na rede.

O secretário Antônio Marcos Belo diz que uma solução imediata para reverter ou minimizar a defasagem seria uma parceria com médicos residentes da Universidade de Uberaba (Uniube) e Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), que pode ser fechada em agosto.

Antônio Belo afirma que o ideal seria fazer um concurso público para Santa Casa, rede municipal e PAM, mas os regimes jurídicos da cada setor são diferentes.

Segundo ele, aproximadamente 25 vagas serão abertas para o concurso. “Temos que ter cinco médicos em cada equipe da Santa Casa. Esses profissionais que entrarão pelo concurso também poderão trabalhar no PAM e na rede municipal. A ideia é melhorar o atendimento, oferecendo um serviço de qualidade”, diz.

O secretário ressalta que só na rede municipal, sem contar Santa Casa e PAM, seriam necessários 40 médicos. “A forma como esses profissionais serão distribuídos também está sendo estudado. Em algumas regiões, a demanda é maior e serão necessários mais médicos. Tem a região central da cidade, onde vamos criar uma unidade de atendimento e com isso desafogar o PAM. Então, tudo isso está sendo dimensionado e, em breve, vamos conseguir ajustar o sistema de saúde da forma que desejamos.”

Concurso

Apesar da necessidade urgente para a contratação de médicos, o concurso não se restringe a classe e vai atender as demandas da Prefeitura Municipal em diversas áreas,  

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…