Categorias: Cidade

Conferência discute implantação do Sistema ??nico de Assistência Social

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) promove durante todo o dia de hoje (29) a Conferência Municipal de Assistência Social, no Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá).

O objetivo do evento é discutir e elaborar propostas – divididas em oito eixos – para a implantação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) em Araxá, com a participação do prefeitura e demais órgãos públicos, entidades do setor e comunidade.

As propostas serão encaminhadas ao governo federal, que promove a Conferência Nacional de Assistência Social entre os próximos dias 30 de novembro a 3 de dezembro, em Brasília, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

“As novas normas estabelecidas pela política nacional de assistência social (Suas) mexe diretamente com a nossa forma de atuar, já que os recursos e programas sociais no município vêm do governo federal”, afirma o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Humano, Miguel Alves Ferreira Júnior.

“O Brasil tem várias realidades e cada localidade tem as suas peculiaridades que, às vezes, não são comuns em todas as regiões. É preciso tratar a questão da assistência social de uma forma macro para que cada cidade tenha a sua demanda atendida”, acrescenta.

O Suas

O Sistema Único de Assistência Social (Suas), cujo modelo de gestão é descentralizado e participativo, constitui-se na regulação e organização em todo território nacional dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassitenciais, de caráter continuado ou eventual, executados e providos por pessoas jurídicas de direito público sob critério universal e lógica de ação em rede hierarquizada e em articulação com iniciativas da sociedade civil.

Além disso, o Suas define e organiza os elementos essenciais e imprescindíveis à execução da política pública de assistência social, possibilitando a normatização dos padrões nos serviços, qualidade no atendimento aos usuários, indicadores de avaliação e resultado, nomenclatura dos serviços e da rede prestadora de serviços socioassistenciais.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…