Categorias: Política

Confira os destaques da reunião ordinária da Câmara Municipal – 22/02/2022

A Câmara Municipal de Araxá realizou mais uma reunião ordinária nesta terça-feira (22). Na oportunidade, a Mesa Diretora deu ciência ao projeto de lei 018/2022, de autoria do Executivo. A matéria “dispõe sobre critérios e procedimentos destinados à atividade de licenciamento ambiental no município de Araxá-MG, estabelece a taxa de licenciamento ambiental (TLA), e dá outras providências.”

O objetivo da iniciativa é contribuir para o desenvolvimento sustentável e para melhoria da qualidade de vida do cidadão. O Instituto de Planejamento Sustentável de Araxá (IPDSA) ficará encarregado de conceder as licenças, autorizações ambientais e arrecadação das taxas, que passarão a compor a receita do órgão.

O projeto foi encaminhado para a Comissão de Justiça, Legislação e Redação Final que emitirá parecer sobre a matéria. Posteriormente, o texto também será avaliado pela Comissão de Agricultura, Indústria, Comércio e Planejamento Ambiental, Urbano e Rural. Cada uma das Comissões pode ficar com o projeto por até oito dias. O texto foi inserido na pauta e deve ser apreciado em breve.

Os vereadores aprovaram os seguintes projetos de lei:

Projeto de Lei 16/2022: Dispõe sobre denominação de próprios municipais – Feira Radialista Silmar Borges. Autor: vereador Evaldo Ferrocarril.

Projeto de Lei 19/2022: Dispõe sobre a denominação Via Pública e dá outras providências – Rua Elias Goulart, atual Rua “Nove” do Loteamento Residencial Flor de Lótus. Autor: vereador Evaldo Ferrocarril.

Projeto de Lei 23/2022: Dispõe sobre denominação de via pública e dá outras providências – Rua Fernando Soares de Souza, Rua “Onze” do Loteamento Residencial Flor de Lótus.” Autor: vereador Raphael Rios.

A íntegra das matérias pode ser acessada no portal sapl.araxa.mg.leg.br.

Em função do Feriado de Carnaval, a próxima reunião ordinária será realizada na quinta-feira, 3 de março, às 14 h, com transmissão da Rádio Imbiara e no Canal da Câmara Municipal  no Youtube.

Tribuna:

Maristela Dutra (Patriota)

Durante seu tempo regimental, a vereadora Maristela Dutra apresentou três projetos de lei: “altera o art. 1º da Lei Municipal nº 6.501 de 22 de outubro de 2013, incluindo o direito de preferência, a toda mulher vítima de violência doméstica, na matrícula de seus filhos ou de criança cuja guarda definitiva ou provisória lhe caiba, nas creches e escolas municipais de Araxá.”

Outro projeto apresentado pela parlamentar: “Dispõe sobre a autorização para ligações dos serviços de distribuição de energia elétrica em edificações que não tenham alvará de licença para construção ou habite-se no município de Araxá e dá outras providências.” Segundo Maristela, o objetivo é assegurar à população do município, seja de áreas urbanas ou rurais, o acesso aos serviços fundamentais de luz, imprescindível para assegurar um padrão mínimo para uma vida digna.

A vereadora apresentou o seguinte projeto de denominação de via pública: “Passa a denominar Rua Shirley Carneiro Barcelos a atual Rua JE 10 do loteamento residencial Jardim Esplêndido, nesta cidade.” Maristela também apresentou moção de pesar fazendo uma homenagem à educadora, que faleceu no dia 9 de fevereiro.

Ela finalizou apresentando as seguintes indicações: que sejam divulgados no site e redes sociais da prefeitura o cronograma contendo dados das datas e horários das reuniões do Conselhos Municipais; instituição do Programa Unidos pela Saúde, com objetivo de incentivar pessoas físicas e jurídicas, bem como a sociedade civil organizada, a contribuírem para conservação e a manutenção das unidades básicas de saúde (UBSs).

Wagner Cruz (DEM)

O vereador Wagner Cruz apresentou indicação solicitando estudo para avaliar a possibilidade de municipalizar o licenciamento ambiental. Algumas das vantagens apontadas pelo vereador foram a simplificação e agilização, atraindo empreendimentos e investimentos, fiscalização ambiental mais efetiva, aumentando a eficácia do controle ambiental, dentre outros benefícios. Ele ainda destacou que, atualmente, aproximadamente 180 municípios do Estado já implantaram o licenciamento ambiental.

Wagner apresentou as seguintes indicações solicitando estudo da Prefeitura para: instalar uma cobertura de acesso na entrada do Velório Municipal Passo da Saudade; avaliar a substituição de grelhas para escoamento de água pluvial do calçadão da rua Presidente Olegário Maciel; criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial – CMPIR, em Araxá.

O vereador ainda apresentou os seguintes pedidos de melhorias na área da educação: que seja estabelecido um instrumento de parceria entre a Prefeitura e entidades filantrópicas que tenham salas disponíveis, e que possam ser utilizadas “como salas de aula” com o intuito de ampliar vagas para creche e educação infantil e criação de uma extensão do Centro de Atendimento à Educação Inclusiva (CAEI), em outras unidades de ensino da rede municipal.

Valtinho da Farmácia (PP)

O vereador Valtinho da Farmácia apresentou dois requerimentos solicitando estudo para: adquirir um ônibus adaptado para que crianças e adolescentes possam frequentar os atendimentos especializados dos quais necessitam; disponibilizar tratamento a domicílio e cirurgia bariátrica aos portadores de obesidade mórbida; disponibilizar o tratamento e fornecimento de prótese dentária à população de baixa renda do município.

O parlamentar apresentou indicação de finalidade, ao Poder Executivo Municipal, da destinação das emendas parlamentares do deputado estadual, Coronel Henrique, do Partido Progressista, através de solicitação do vereador: Emenda no valor de R$ 50 mil para Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Araxá – APAE, emenda no valor de R$ 100 mil para a Casa de Acolhimento São Francisco de Assis.

Outras indicações: instalar uma passarela elevada com faixa de pedestre na Av. João Paulo II, entre a entrada e saída da UPA – Unidade de Pronto Atendimento; providenciar a poda de árvores em toda a extensão da Av. Dâmaso Drumond; reativar um radar na Av. Dâmaso Drumond, próximo a empresa Tapeçaria Brasil e providenciar banheiros químicos para os trabalhadores que realizam os serviços urbanos em nossa cidade.

Valtinho também apresentou projeto de lei de denominação de via pública: “Fica denominada rua Pedro Moura Borges Moção a atual rua JE04 do loteamento Jardim Esplêndido.”

Pastor Moacir (Republicanos)

O vereador Pr. Moacir apresentou indicações contemplando serviços urbanos e trânsito. Ele solicitou estudo para encontrar a melhor solução em relação à segurança de veículos e pedestres no cruzamento da av. Honório de Paiva Abreu com a rua Francisco Penello.

O parlamentar também indicou a realização de operação tapa-buracos na rua Tereza Guimarães Natal, antiga rua 38, no bairro Boa Vista, implantação de rede pluvial na Av. Francisco Ferreira da Silva e ruas adjacentes, no bairro Ana Antônia e a instalação de um redutor de velocidade na referida avenida, nas proximidades do Cemei Doralice Afonso de Azevedo.

Pr. Moacir também fez a leitura de um requerimento pedindo algumas adequações na sede do Legislativo.

Doutor Zidane (PP)

O vereador Dr. Zidane apresentou as seguintes indicações relacionadas ao trânsito: Retornar a rua Francelino Cardoso em mão dupla, uma vez que tal rua é espaçosa e comporta o fluxo de veículos nos dois sentidos e instalação de semáforo no cruzamento da rua Rio Branco com a rua Marechal Deodoro.

O parlamentar também apresentou dois projetos de lei: “Dispõe sobre o poder Executivo, através do órgão responsável, inserir nos prédios públicos do Município a instalação de sistema de coleta para captação da água de chuva.” Na justificativa do projeto, Dr. Zidane esclareceu que o uso de cisternas nas unidades públicas municipais visa incutir nas pessoas a consciência ecológica e a necessidade de evitar o desperdício de recursos naturais, considerando que a água potável é um recurso finito.”

Outro projeto apresentado “dispõe sobre a cessão de espaço físico para exposição e comercialização de produtos das entidades assistenciais do município nos eventos públicos”. O objetivo da proposição é incentivar a venda e exibição de produtos oriundos das entidades assistenciais, com o intuito de divulgação de suas atividades, para auxiliar nas despesas, no desenvolvimento sustentável e para a inclusão social, resultando na ampliação de suas atividades empreendedoras.

Professora Leni (PT)

A vereadora Professora Leni apresentou dois projetos de denominação de via pública: “Passa a denominar-se rua José Jacinto Filho, atual rua “JE 20″ do loteamento Jardim Esplêndido” e “Passa a denominar-se rua Geraldo Luciano Vieira, a atual rua “JE 13″ do loteamento Jardim Esplêndido.”

Leni também solicitou a realização de estudo para fechamento de vias públicas urbanas aos domingos, com o objetivo de serem usadas para prática esportiva e lazer pela comunidade. “Sugerimos, que sejam escolhidas vias públicas em regiões diferentes, permitindo que os moradores possam desfrutar o domingo com sua família, praticando atividades como: corrida, caminhada, bicicleta, skate e etc, sem ter que se deslocar para outro local mais longe, tal como o barreiro.”

Outra indicação apresentada foi a de pintura de faixa de pedestre na rua Rio Branco, esquina coma rua Tenente Joaquim de Ávila. A parlamentar também fez a leitura de um requerimento pedindo a realização de Audiência Pública para debater a política habitacional no município de Araxá.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…