Categorias: Saúde

Conheça as verdades e as mentiras sobre a dengue

Informações corretas ajudam no combate à dengue. É mentira, por exemplo, que o mosquito transmissor não pode chegar a lugares altos. As pessoas que moram em apartamento não estão livres da picada do inseto. Este e outros mitos sobre o Aedes aegypti e sobre a doença precisam ser esclarecidos para garantir que a prevenção não seja prejudicada por idéias equivocadas.

De acordo com o gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Francisco Lemos, a dengue é uma doença que requer, além de um diagnóstico rápido e hidratação intensa para evitar que o paciente chegue ao óbito, informações corretas e objetivas.

“Os esforços para se ver livre da dengue não podem ser prejudicados por idéias pré-concebidas ou incorretas. Devemos estar atentos à prevenção. Precisamos mudar hábitos, crenças e comportamentos que estão propiciando a disseminação da doença”, esclarece.

Existem ainda pessoas que acreditam que tomar cuidados pessoais, como usar repelente ou inseticida é suficiente para evitar as picadas do mosquito. As duas opções podem ser utilizadas, no entanto o uso desses recursos são soluções momentâneas que não resolvem realmente o problema da dengue.

“Quando termina o efeito do repelente, por exemplo, estamos novamente expostos ao mosquito que continua nas redondezas e que não teve seus criadouros eliminados”, afirma o gerente.

“Portanto, o ideal é atuarmos como vigilantes em nossa casa, no trabalho, na creche e na escola de nossos filhos e em outros locais em que tivermos acesso, com o intuito de eliminarmos os criadouros onde o mosquito deposita seus ovos e se prolifera”, acrescenta Lemos.

Verdades e mentiras sobre a dengue

Ar condicionado e ventiladores matam o mosquito ?

Mentira! – Quando se usa o ar condicionado a temperatura e a umidade baixam, isso inibe o mosquito. Ele tem mais dificuldade para detectar onde estará a possível vítima de sua picada. Porém não morrerá. Estes aparelhos apenas espantam o mosquito que poderá voltar em outro momento quando eles estiverem desligados.

Para matar os ovos do mosquito, basta secar os reservatórios de água parada ?

Mentira! – Não é apenas o simples ato de secar os reservatórios de água parada que irá impedir o mosquito da dengue de se reproduzir. É preciso limpar o local também, pois o ovo ainda pode ser manter vivo por mais de um ano sem água.

Repelentes são fundamentais no combate à dengue ?

Mentira! – Repelentes, velas de citronela ou andiroba, ao contrário do que muita gente pensa, não têm muito efeito no combate à dengue, pois têm resultado indeterminado e temporário.

Apenas a fêmea do mosquito pica ?

Verdade! – Ela necessita do sangue em seu organismo para amadurecer seus ovos e assim dar seqüência no seu ciclo de vida. Ela pode colocar até 500 ovos durante o seu tempo de vida, que varia de 30 a 45 dias, tempo suficiente para picar até 300 pessoas.

Tomar vitamina B e comer alho afasta o mosquito ?

Mentira! – Apesar de ser verdade que o mosquito é atraído de acordo com a respiração e o gás carbônico exalado pela pessoa, a ingestão de vitamina B – alho ou cebola também (que têm cheiro eliminado pela pele) – não é uma medida eficaz de combate à dengue. Tomar vitamina B pode afastar mosquito, mas isso não dura muito e também irá variar de acordo com o metabolismo de cada pessoa, podendo até não ter efeito algum.

O mosquito da dengue pica apenas durante o dia ?

Verdade! – O mosquito pica apenas durante o dia, mas não faz zumbido.

As picadas só acontecem nas pernas ?

Mentira! – O mosquito pode picar o braço ou qualquer outra área exposta do corpo.

As pessoas podem pegar a doença mais de uma vez ?

Verdade! – Existem quatro sorotipos de vírus da dengue. Se uma mesma pessoa for picada por um mosquito que transmita o vírus de um tipo diferente do que ela já teve, ela poderá desenvolver a doença novamente, com risco até de uma forma mais grave.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…