Cidade

Conselheiros e entidades passam por capacitação do CMDCA

A 1ª Capacitação dos Conselheiros de Direitos da Criança e Adolescente de Araxá começou nesta segunda-feira, 3, no Tribunal do Júri do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá). Conselheiros (as) das alas governamental (membros indicados pela Administração Municipal) e não governamental participam da capacitação ofertada pela empresa Oficina da Imagem, de Belo Horizonte, com apoio da Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA).

Estão sendo trabalhadas legislações, normativas, atribuições e conceitos, situando o Conselho de Direitos no Sistema de Garantia. A Capacitação evidenciará o papel do CMDCA nas suas relações com a rede de atendimento, detalhando os procedimentos de sua atuação.

Entre os vários temas abordados estão as atribuições do CMDCA; a Lei de Criação e Regulamentação do Fundo Municipal da Infância e Adolescência de Araxá (FIA); Regimento Interno e outros aspectos relacionados ao funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Marco Legal do Terceiro Setor/ Decreto Municipal Nº 2229 de 2016. A capacitação será finalizada nesta terça-feira, 4, às 17h30.

Esse foi o primeiro dia da capacitação que visa levar um trabalho formativo, construído em uma perspectiva de diálogo, dinâmica e participativa focada na atuação cotidiana do Conselho, assim, sanando todas as dúvidas dos conselheiros em relação ao desenvolvimento de suas atribuições no CMDCA, com a psicóloga Maria Alice da Silva.

“Estaremos trabalhando um pouco da questão da formação do conselheiro de direitos da Criança e do Adolescente e, obviamente, das entidades e até de representantes governamentais que atuam na defesa dessa mesma sistemática. Trataremos da função, da organização do Conselho de Direitos, da sua importância, da gestão dos fundos da Infância e Adolescência”, diz a facilitadora.

No primeiro contato com os participantes, Maria Alice da Silva sugeriu a formação de um círculo e cada um deveria se apresentar segurando um fósforo aceso. Se apagasse, a pessoa parava de falar. Foi uma proposta de apresentação interessante porque mostrou várias conclusões, dentre elas, o grande desafio de concluir as suas atribuições dentro do prazo no decorrer do dia-a-dia e que a vontade de executar aquela determinada função é importante, mas não basta apenas isso, precisa ter a técnica de desempenhá-la com êxito.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Leany Tupinambá destaca que o Conselho é vinculado a Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social e conta com doze membros, seis da ala governamental e seis da ala não governamental. “A capacitação é muito importante, só fortalece a nossa atuação. Nesses dois dias, na verdade, vamos está trabalhando diretamente nas atribuições dos conselheiros do CMDCA, a sua articulação com a rede de atendimento. O conselho tem atuado de uma forma muito constante e coesa imbuída na questão de deliberar e controlar as ações de políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente”, comenta a presidente.

Outra temática da capacitação será relacionada ao Marco Regulatório que a partir da Lei Federal 13.019 traz novos formatos para relação entre a sociedade civil e o governo no repasse de recursos. “A partir disso, estabelece com mais clareza o que a instituição precisa fazer, como deve se organizar, que documentos são necessários e também quais os fluxos para acessar os recursos, quanto no seu monitoramento e no seu gerenciamento. Havia muita preocupação de uma prestação de contas muito focada no financeiro. É preciso que esse dinheiro seja repassado em prestação de contas limpa, clara e transparente, mas o que vai ser observado principalmente é o resultado desse objeto (da ação)”, esclarece a psicóloga Maria Alice da Silva.

O presidente do Trianon Esporte Clube, Leonardo dos Reis, atesta que a capacitação vai fazer diferença no trabalho desenvolvido pelo clube no projeto social esportivo que agrega o esporte e a cidadania. “Com essa capacitação, muitas coisas que às vezes está sendo errada pode ser corrigida e implantada. Essa capacitação está sendo muito importante porque todo o conhecimento é necessário para o desenvolvimento de um projeto e tudo que está sendo colocado aqui, vou levar para os companheiros do clube para que possamos trabalhar com mais tranquilidade”, comenta.

A vice-prefeita e secretária de Ação e Promoção Social Lídia Jordão acrescenta que a capacitação reforça a atuação do Conselho e dos membros do CMDCA em Araxá. “É importante que os conselheiros estejam bem informados e, a partir daí, a gente possa também desenvolver um trabalho em parceria com as organizações sociais sem fins lucrativos e com o município. Então, esse momento de preparação é de extrema relevância onde as organizações vão de alguma forma se conscientizar dos seus papeis e planejar as suas ações para os próximos editais do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente”, finaliza a vice-prefeita.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…