Política

Construção da Vila do Artesanato começa ser planejada

Uma reunião, nesta quinta-feira, em Araxá definiu detalhes da construção da Vila do Artesanato, no Complexo do Barreiro. Um dos sonhos mais antigos da cidade, a obra visa atender aos anseios dos artesãos e membros do turismo araxaense. A reunião contou com a presença do deputado Bosco, prefeito Aracely de Paula, os diretores da Codemig Fernanda Machado (diretora de Fomento à Indústria Criativa) e Marcelo Nassif (diretor de Mineração, Energia e Infraestrutura), entre outras lideranças.

Durante o encontro foi firmado o compromisso do Governo do Estado de iniciar os trabalhos já neste mês de março. Uma consultoria irá fazer o levantamento para analisar todos os tipos de manifestações existentes na cidade. A expectativa é que as obras se iniciem até o segundo semestre deste ano.

O deputado Bosco comemorou o resultado do encontro. “Esta reunião é mais um marco sobre a reaproximação da Codemig e população de Araxá. Neste encontro discutimos a implantação e construção da Vila. Este é um desejo antigo nosso e vai oferecer melhores condições para as pessoas que atuam no artesanato e ainda será mais uma opção aos turistas”, frisa Bosco. O parlamentar destacou que o Centro será um ambiente para mostrar ainda mais as características da cidade. “O planejamento desta Vila passará pelo debate da Acia e Prefeitura que darão sua contribuição no andamento deste projeto. Muitas reuniões vão acontecer para desenvolver este planejamento”, comenta.

A Vila do Artesanato irá fomentar e fortalecer a produção e comercialização do artesanato em Araxá e região, além de impulsionar o turismo e a economia local, contribuir para a valorização e preservação das diversas manifestações culturais e oferecer ao artesão um local de promoção de seu ofício.

A construção da Vila será feita pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), que irá contribuir para a valorização e preservação das diversas manifestações culturais locais, lá irão se reunir artesãos de diversas especialidades regionais. O local irá reunir artesãos de diversas especialidades regionais, como tecelagem, escultura, bordados e alimentos, facilitando o escoamento da produção.

Acia – Uma reunião sobre a construção da Vila do Artesanato também aconteceu na Associação Comercial, com a presença do presidente, Emílio Neumann.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…