Categorias: Economia

Consumidor está mais disposto a gastar no Natal 2012, diz Fecomércio

Da Redação/Via Fecomércio – A Federação do Comércio de Minas Gerais (Fecomércio Minas) realizou recente pesquisa que mostra que o consumidor está mais disposto a gastar em dezembro deste ano. A melhor data de vendas para o varejo se aproxima. E, para a felicidade dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, a expectativa é que o Natal não seja de lembrancinhas. A receita para o fim de ano se baseia em confiança no futuro e otimismo.

Entre os ingredientes que compõem a agenda natalina estão a baixa taxa de desemprego, o acesso ao crédito, o aumento da renda e as reduções sucessivas da taxa Selic. É o que aponta a Pesquisa de Opinião do Comércio Varejista “Expectativas para o Natal de 2012”, realizada pelo Departamento de Economia da Fecomércio Minas. Segundo os dados, 90,3% dos entrevistados estão dispostos a gastar entre R$ 50 e R$ 500, número superior aos 82% do último Natal.

Para 96% dos empresários, as vendas natalinas serão iguais ou superiores às de 2011, sendo que 45,5% deles acreditam que o período será ótimo para o comércio. De acordo com o economista da Fecomércio Minas, Gabriel de Andrade Ivo, as expectativas positivas dos empresários provavelmente se concretizarão.

“A ideia é que o Natal não seja de lembrancinhas, mas de oportunidades para todos que ofereçam produtos de qualidade, para diferentes preços. A tendência é que este fim de ano seja um dos melhores dos últimos anos”, relata.

E os números comprovam essa expectativa, já que para 72,1% dos empresários as vendas no último trimestre do ano serão melhores quando comparadas às do ano passado. Para 88% serão melhores ou iguais, portanto apenas 12% dos entrevistados estão pessimistas. Para os empresários que acreditam em vendas superiores neste ano, 13,5% acham que isso ocorrerá pela situação financeira melhor do consumidor e pela variedade de opções para as compras.

O crédito facilitado e as condições de prazo atrairão o consumidor para 12,2% dos entrevistados. Além disso, a ascensão social e o maior poder de compra serão motivos para 11,4%. “Os empresários conhecem diversas maneiras para atrair e cativar o consumidor, por isso adotam medidas como vitrines temáticas atrativas e interativas, contratam temporários e colocam novas mercadorias para diversificar o mix de produtos. Outro ponto bastante valorizado pelo consumidor é o bom atendimento (28,2%)”, ressalta o economista.

Além disso, segundo o profissional, conhecer a concorrência e as formas de tratamento é fundamental para o sucesso do negócio. Para 50,5% dos entrevistados, o consumidor irá comprar seus produtos após pesquisa de preços e qualidade.

Já 21,8% acham que os clientes irão planejar parte dos gastos, mas parte das compras será por impulso. Somando-se a isso, a forma de pagamento mais utilizada será o cartão de crédito (parcelado) com 87,7% das respostas, com absoluta maioria. Em seguida o pagamento à vista, em dinheiro (6,8%). Para estimular essa escolha, os empresários oferecem descontos na faixa de 5% a 10%.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…