Categorias: Cidade

Copasa anuncia 100% do esgoto tratado a partir de março de 2011

A construção de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Central da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) em Araxá deve ser finalmente concluída em março de 2011. O alto escalão da diretoria da companhia e o prefeito Jeová Moreira da Costa visitaram nesta sexta-feira (23) as obras da estação central fica às margens da BR-262, sentido Belo Horizonte, próximo ao antigo Clube do Ganso.

A expectativa é que o município passe a ter 100% do seu esgoto tratado a partir de março próximo quando a ETE Central começa a operar.  A obra que foi iniciada em 2004 tinha a previsão de entrega para 2007, mas atrasou devido a problemas burocráticos, como negociação de áreas por onde passam as redes de esgoto e licenciamentos ambientais.

Com a obra finalizada, o município terá mais receitas, pois Araxá terá direito ao ICMS Ecológico que é uma espécie de prêmio que o governo de Minas oferece aos municípios que têm tratamento de esgoto. Atualmente, o município tem apenas 80% do esgoto tratado.

O investimento de R$ 8,6 milhões na obra foi viabilizado pelo governo de Minas Gerais, por intermédio da Copasa. O repasse do recurso faz parte do compromisso assumido pela companhia em novembro de 2002, quando assinado o contrato de renovação da concessão de água e de assunção dos serviços de esgotamento sanitário com a Prefeitura de Araxá.

O diretor de Operação e Gestão da Copasa, Gelton Palmieri Abud, diz que faltam apenas 7% da obra para ser concluída. “Podemos dizer que estamos na fase final de conclusão da obra, houve alguns atrasos, mas estamos concluindo esta importante obra para a cidade de Araxá. A nossa expectativa é que o 100% do esgoto de Araxá comece a ser tratado no mais tardar em abril próximo.”

O prefeito Jeová afirma que Araxá passará a ser modelo para o Estado. “São poucos os municípios mineiros que possuem 100% do esgoto tratado e Araxá será uma privilegiada. Estamos satisfeitos com esta visita à ETE Central, pois percebemos que as obras estão prestes a serem concluídas. Um projeto que começou a ser desenvolvido em governos anteriores e que vamos ter o prazer de entregar à comunidade araxaense no início de 2011.”

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…