Categorias: Cidade

Corpo de Bombeiros em Araxá tem novo comandante

O tenente Vinícius Reis Moreira Calçado deixa o comando do 5º Pelotão de Corpo de Bombeiros de Araxá nesta terça-feira (20), após quase dois anos de trabalho no município. Ele foi transferido para o 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte, sendo substituído provisoriamente pelo atual subcomandante da corporação em Araxá, o subtenente Hilton Aguiar Almada. A mudança de efetivo, em especial nos cargos de chefia, é considerada é um procedimento normal, pois todos os comandantes devem passar por cursos ao longo da carreira.

Calçado destaca o aumento no número de efetivo como o fator positivo do seu comando e a falta de motoristas credenciados para dirigir as viaturas como o grande problema do pelotão de Araxá. De acordo com o tenente, existe a possibilidade de outro oficial assumir o comando do 5º Pelotão. “Geralmente, essas mudanças são provisórias, mas enquanto não se define quem será o novo comandante o subtenente Almada assume o cargo. É uma mudança difícil para mim porque Araxá é uma cidade acolhedora, com um baixo índice de criminalidade”, afirma.

“Acredito que fiz um bom trabalho à frente do pelotão de Araxá, já que nesses últimos dois anos conseguimos um aumento de efetivos significativo. Com isso, o número de ocorrências atendidas cresceu e, consequentemente, diminuímos a quantidade de demanda reprimida. Quando assumimos o comando tínhamos apenas cinco militares por dia e não tínhamos como atender mais de uma ocorrência por hora. Agora, com o atual efetivo, temos condições de atender três ocorrências no mesmo momento”, destaca.

Segundo Calçado, o principal desafio do novo comandante é em relação ao número de motoristas. “A nossa maior dificuldade hoje é o pouco número de militares credenciados para dirigir nossos veículos. O nosso déficit nessa questão é muito grande porque as viaturas que recebemos são de grande porte, um pouco mais complexa, e que exige habilitação de categoria D. A maioria dos motoristas que recebemos possui a categoria B e não está habilitado para dirigir nossos carros. Infelizmente, não temos condições de solucionar esse problema no momento, já que é situação que ocorre em diversas corporações. No meu entender, esse é o principal desafio do novo comandante.”

Demanda

O tenente afirma que a maior demanda em Araxá é de ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito. “O líder em ocorrências, não só em quantidade, mas em gravidade, são acidentes envolvendo os motociclistas. Podemos dizer que pelo menos a metade dos acidentes automobilísticos, atropelamentos, batidas, dentre outros, envolve motociclistas”, destaca Calçado.

Matérias recentes

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…