Categorias: Economia

Cresce número de pessoas com deficiência colocadas no mercado

O número de pessoas com deficiência colocadas no mercado de trabalho por meio do posto Sine da Coordenadoria Especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência (Caade) no ano passado subiu 65%, em relação ao mesmo período de 2007. Em números absolutos, o desempenho corresponde a 407 inserções, contra 246. A captação de vagas também apresentou crescimento, foram 990 em 2008, ante 826 no ano anterior, crescimento de 19%.

A qualificação profissional específica para pessoas com deficiência oferecida pelo Governo de Minas foi um dos fatores para o crescimento. De acordo com o coordenador Especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência, Flávio Couto e Silva de Oliveira, as qualificações profissional e comportamental oferecidas pela Caade têm favorecido a maior participação deste público no mercado de trabalho.

“Na Caade os portadores de deficiência tem orientação profissional, noções de ética no trabalho, elaboração de currículo, entre outros. Eles contam com o respaldo para a entrada e permanência no mercado e isso é um grande diferencial” afirma o coordenador da Caade. Flávio Oliveira ressalta ainda que as orientações também são passadas aos empresários. “Muitas empresas nos procuram para a realização de palestras que abordam a capacidade dos deficientes, desfazendo o mito do preconceito e enfatizando a valorização da diversidade”.

Só o projeto Usina do Trabalho, por exemplo, ofereceu vários cursos exclusivos como costura industrial, técnicas de vendas, auxiliar administrativo e pedreiro. Foram mais de 200 pessoas com algum tipo de deficiência qualificadas e inseridas no mercado por meio do projeto Usina do Trabalho.

A Caade trabalha para a inclusão social da pessoa com deficiência e, para isso, disponibiliza um posto do Sine voltado exclusivamente para intermediação de mão-de-obra desse público. Por meio desse posto, uma empresa pode contratar estagiários, profissionais para empregos temporários, terceirizados e por tempo indeterminado. O Sine Caade é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).

Segundo o subsecretário de Trabalho, Emprego e Renda da Sedese, Antônio Amabile, o propósito da Sedese é colocar a serviço das pessoas com deficiência um atendimento cada vez mais eficaz. “O fortalecimento do posto do Sine Caade faz parte de um projeto maior que congregará todas as instituições públicas e da sociedade civil que atuam em prol dessa causa, num esforço conjunto que terá como ponto de apoio e referência o Sistema Público de Emprego de Minas”, disse o subsecretário.

Lei de Cotas

O artigo 93 da lei 8213/ 91, conhecida como “Lei de Cotas”, determina que empresas com cem ou mais empregados sejam obrigadas a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência habilitadas.

Para o coordenador da Caade, Flávio Couto e Silva de Oliveira, as empresas têm se sensibilizado mais, percebendo que as pessoas com deficiência, quando bem qualificadas, exercem um trabalho com excelência e produzem tanto quanto outro trabalhador. “A Caade tem se esforçado para promover a inserção dessas pessoas no mercado e elas vem sendo preparadas e qualificadas por meio das políticas públicas de emprego e renda”, afirma.

Matérias recentes

NOTA: Prefeitura esclarece sobre invasão do antigo perfil do Facebook

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá esclarece que o perfil no Facebook (Prefeitura…

Raiza Goulão e Alex Malacarne conquistam o XCO da CiMTB Araxá

O clima foi generoso no encerramento da Copa Internacional de Mountain Bike – dia exclusivo…

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…