Categorias: Saúde

Cuidados com a saúde devem ser intensificados no Carnaval

O carnaval está aí regado a muita folia e à sensualidade natural dos brasileiros. Apesar do clima de alegria, é importante alertar sobre a ameaça de transmissão das Doenças Sexualmente Transmissíveis(DSTs), com destaque para a Aids, hoje vista como uma doença crônica que tem tratamento. Entretanto não tem cura e requer o uso de uma combinação de medicamentos para toda vida, o que traz limitações e sofrimento para o portador da doença. Mas prevenir a doença é perfeitamente possível e isso está ao alcance de todos, uma vez que as vias de transmissão são bem conhecidas. O alerta é da diretora do Hospital Eduardo de Menezes, da Rede Fhemig, a epidemiologista Maria Tereza da Costa Oliveira.

A principal via de transmissão do vírus da Aids, ressalta a especialista, é a relação sexual desprotegida. Portanto, antes da festa começar é sempre bom pensar em ter a camisinha à disposição, seja a masculina ou a feminina. Realizar o teste anti-HIV também é importante, não só para prevenir a transmissão para outras pessoas, mas também para dar a chance de tratar oportunamente a doença, o que é fundamental para o sucesso do tratamento.

Em 2007 foram registrados 2,7 milhões de casos novos de infecção pelo HIV no mundo e 2 milhões de óbitos relacionados à Aids, de acordo com o informe da Unaids – Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV-aids. A Unaids estimou existirem 33 milhões de pessoas vivendo com HIV-Aids no mundo em 2007.

Segundo o Boletim Epidemiológico DST/Aids da Secretária de Estado de Saúde –SES, foram registrados 28.717 casos da doença no Estado, desde o início da epidemia em 1982, até novembro de 2008. No que se refere à idade, 3,1% do total dos casos são crianças menores de 13 anos; 2,2% são adolescentes de 13 a 19 anos, 84,9% são adultos de 20 a 49 anos e 9,7% adultos com 50 anos ou mais.

Em todo o Brasil, durante o ano de 2008, o Governo Federal atingiu recorde histórico de distribuição de preservativos masculinos. O Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde (MS) informou ter repassado 406 milhões de camisinhas para serem entregues à população em todos os estados e municípios brasileiros. O número é 3,3 vezes maior do que foi disponibilizado no ano passado (122 milhões). O maior quantitativo anual havia sido em 200, com 257 milhões. A expectativa para 2009 é de que esse número seja superado com a aquisição de mais 1,2 bilhões de camisinhas.

“A nossa orientação é que as pessoas usem a camisinha não só no carnaval, mas como uma ação cotidiana além de fazer o teste de HIV para começar o tratamento o quanto antes, evitando também outras transmissões”, pontua a médica. Ela ressalta que o vírus pode ficar incubado por até 10 anos, sem nenhum tipo de manifestação. Há ainda o chamado – “janela imunológica”- , período médio de seis meses logo após a infecção em que o vírus não é detectado por meio do teste.

Acima de 50 anos

Em Minas, o número de casos cresceu entre pessoas acima de 50 anos infectadas pelo HIV. De 2000 a 2007, o aumento foi de 61% de acordo com dados da SMSA divulgados durante a campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, realizado em 1º de dezembro do ano passado. A popularização dos medicamentos de combate à impotência sexual é apontado pelos especialistas como um dos motivos mais prováveis do crescimento dos casos de Aids em pessoas acima dos 50 anos, no Brasil.

Somente no ano passado, no Estado, o número de infectados pelo vírus HIV, com mais de 50 anos, aumentou em 61,05%, em relação ao ano de 2000. O Ministério da Saúde vai disponibilizar aos estados 3,3 milhões de kits para teste rápido de HIV. O objetivo é fazer com que os diagnósticos de infecção pelo vírus sejam mais precoces. A estimativa do governo é que 255 mil brasileiros estejam infectados atualmente e não saibam.

Mais de 20 anos após a sua descoberta, a Aids continua matando e o vírus HIV ainda contamina milhares de pessoas em todo o mundo. A doença não pode ser banalizada. É séria, traz complicações e danos irreversíveis, levando ainda o paciente à morte.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…