Política

Destaques da Reunião Ordinária da Câmara Municipal – 24/07/18

A Reunião Ordinária da Câmara Municipal desta terça- feira (24) foi a primeira realizada no Teatro Municipal. O espaço vai receber provisoriamente as sessões, enquanto as dependências do Legislativo passam por melhorias.

O Presidente da Câmara, vereador Fabiano Santos Cunha (PRB), reforçou que as reuniões continuarão ocorrendo todas as terças- feiras, às 14 horas, no Teatro Municipal: “Escolhemos um local de fácil acesso à população, no Centro da cidade, e sem custos para a Câmara. Peço a compreensão dos colegas, pois toda obra causa alguns transtornos, mas as melhorias vão trazer conforto à população”.

Durante o Grande Expediente fizeram uso da palavra os vereadores: José Valdez da Silva (Ceará- PMB), Luiz Carlos Bittencourt (PODE), Raphael Rios (SD) Robson Magela (PRB), Fernanda Castelha (PSL) e João Bosco Júnior (AV).

José Valdez da Silva

O vereador Ceará abriu o Grande Expediente declarando sua satisfação em ver várias obras sendo inauguradas na cidade. Entretanto, na opinião dele, a periferia não está recebendo o mesmo tratamento das regiões centrais, por parte do Executivo.

Ceará denunciou a existência de “crateras” na rua Antenor Afonso Júnior. Os ônibus coletivos trafegam nesta via, por isso o recapeamento da mesma deve ser priorizado. Segundo Valdez, o campo “Barretão”, do bairro Boa Vista encontra-se abandonado e precisa de melhorias.

O parlamentar finalizou lembrando que os servidores públicos têm direito de receber reajuste salarial anual, garantido pela Constituição. Ele destacou que a Justiça sentenciou a Prefeitura a enviar, em até 60 dias para a Câmara, o projeto de reajuste. Segundo Valdez, a sentença destaca o superávit nos cofres públicos municipais nos últimos anos.

Luiz Carlos Bittencourt

O vereador Luiz Carlos apresentou Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da apresentação, no ato de matrícula, do cartão de vacinação atualizado nas escolas públicas e particulares do Município. O objetivo da matéria é prevenir doenças através do cumprimento rigoroso do calendário de vacinação, pois a negligência pode causar danos irreversíveis às crianças.

Algumas escolas já solicitam o cartão de vacina, juntamente com outros documentos, no ato da matrícula, mas a lei vai garantir a apresentação do comprovante e evitar que doenças já erradicadas voltem a ser epidemia em Araxá.

O parlamentar noticiou a possibilidade de uma Parceria Público Privada para administração de uma fazenda nas proximidades do bairro Jardim Europa. A área deverá ser disponibilizada como fazenda experimental para os cursos do Uniaraxá, que em contrapartida, deve doar legumes para creches, escolas públicas e algumas entidades da cidade.

Luiz Carlos finalizou destacando a qualidade das obras realizadas pelo Executivo como o Feirão do Povo, Centro Esportivo Álvaro Maneira (antigo ATC) e Escola Alice Moura.

Raphael Rios 

O vereador Raphael Rios apresentou Projeto de Lei que dispõe sobre a proibição de queimadas nas vias públicas e no interior de imóveis públicos ou particulares urbanos do Município de Araxá. A iniciativa determina o pagamento de multa por quem descumprir a Lei. Raphael justificou a importância da proibição que vai  reforçar legislações ambientais e coibir as queimadas que ocorrem principalmente no período seco.

Raphael fez a leitura de uma recomendação do juiz de Direito, Dr. Renato Zupo, em que ele solicita melhorias na fiscalização e na segurança em lugares estratégicos da cidade como, por exemplo, o calçadão da Rua Presidente Olegário Maciel e Rodoviária.

O parlamentar convidou vereadores, familiares e profissionais que atendem e convivem com portadores do espectro autista, a participarem de uma Reunião, na próxima segunda- feira (30 de julho), às 14 horas, na Sala da Presidência da Câmara. O objetivo do encontro é discutir o Projeto, de autoria do vereador, que dispõe sobre a prioridade de atendimento aos autistas.

Indicações – Recapeamento asfáltico nas Ruas São Luiz e São Vicente.

Indicações – Recapeamento asfáltico na Rua Gustavo Rodrigues da Cunha, no Bairro Serra Morena.

Indicações – Estudo para redutor de velocidade na Rua Gustavo Rodrigues da Cunha, no Bairro Serra Morena.

Robson Magela 

O vereador Robson Magela voltou a comentar a construção dos viadutos na rua Uberaba e avenida Amazonas. Ele cobrou a realização do Fórum Comunitário para debater as obras e a apreciação do Projeto de Decreto Legislativo que prevê um plebiscito para consultar a população a respeito do tema. Robson destacou que os Vereadores foram eleitos pelo povo e devem defender os interesses do povo.

O parlamentar afirmou que está sendo procurado por candidatos aprovados no Concurso Público da Prefeitura Municipal de Araxá para preenchimento de 301 vagas de diversos níveis de escolaridade. A maioria dos aprovados não foi convocada e vive uma situação de incerteza, por não saber quando vai assumir sua vaga. Ele cobrou explicações da Prefeitura sobre o assunto.

A situação dos moradores de rua que ocupam a avenida Rosalvo Santos também foi comentada por Robson. Ele destacou que muitos fazem uso de drogas e bebidas no local. O vereador pediu providências para que seja realizada uma ação coordenada para combate ao uso de drogas e recuperação desses usuários.

Indicação- Recapeamento asfáltico da Rua Isaura Maria, no Bairro Ana Antônia.

Indicação- Refazer a calçada existente em frente à Escola Estadual Delfim Moreira, localizada na Avenida Getúlio Vargas nº 75.

Indicação- Implantação uma faixa elevada para travessia de pedestre em frente à agência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), localizado na confluência da Rua Alexandre Gondim com a travessa Zeca Montandon, no Centro de Araxá.

Fernanda Castelha

A vereadora Fernanda Castelha apresentou diversas indicações em tribuna. Os principais temas abordados pela parlamentar foram serviços urbanos, trânsito e meio ambiente.

Fernanda exibiu fotos e relatou ter recebido reclamações em relação aos impactos dos rejeitos da obra da Escola Alice Moura, na região do bairro Vila Silvéria. O terreno ao lado da construção apresenta entulhos, rejeitos orgânicos e itens que colocam em risco a segurança das crianças. Ela chamou atenção para a necessidade de dispor uma estrutura adequada para descarte de material nesses locais.

Indicações – Recolhimento de entulhos, lixos e limpeza e capina do Loteamento ao lado das futuras instalações da Escola Municipal Alice Moura, na Vila Silvéria.

Indicações – Recuperação do asfalto na Rua Santa Rita, na Vila Rica e nas Ruas Isaura Maria e Maria das Graças Lacerda, no Orozino Teixeira.

Indicações – Estudo para redutores de velocidade, semáforos ou passagem de nível no cruzamento da Rua Primeiro de Maio com Rua Francisco dos Santos, no Centro.

Indicações – Plantio de árvores em frente ao Canil Municipal Mãos de Assis, na Rua Camarões, no Bairro Novo Horizonte.

Projeto de Lei Substitutivo – Proíbe a comercialização de fogos de artifício com estampido no Município.

João Bosco Júnior 

O Vereador Bosco Junior finalizou o Grande Expediente. A Escola Aziz J. Chaer, no Bairro Orozino Teixeira, foi lembrada pelo Parlamentar. A Escola completou 30 anos em 2017 e será a primeira das Unidades de Ensino a receber melhorias, de acordo com o cronograma de obras da Prefeitura.

A Praça do Bairro Alvorada, em frente à Igreja Nossa Senhora Aparecida, será revitalizada pela administração municipal. Bosco Junior esteve no Bairro para dar a notícia aos moradores e destacou que diversos Parlamentares já solicitaram melhorias no local.

Bosco também relatou reuniões que realizou com setores da Prefeitura. Com o Secretário de Desenvolvimento Rural, Alexandre Carneiro de Paula, foi debatida a necessidade de limpeza de entulho e lixo da região próxima a Copasa e divulgação da Lei que proíbe o descarte irregular de resíduos.

Já com o departamento de transportes da Prefeitura foi discutida a viabilidade do Projeto que determina a criação de um cronograma para a coleta de lixo. O Vereador se comprometeu a auxiliar na divulgação do itinerário.

Indicações – Ao coordenador do DER em Araxá, Geraldo Abadia Ponciano, para que seja colocado radar eletrônico de velocidade, na BR-452, no trecho onde fica o trevo de acesso aos Condomínios Bosque dos Ypês, Recanto do Bosque e Gameleiras.

Indicações – Que seja estudada a revitalização e manutenção da Praça Didi Machado, no Bairro Pão de Açúcar.

Indicações – Que seja refeita a sinalização de solo no Bairro Pão de Açúcar.

Projetos aprovados e outros assuntos

Moção de Congratulações – A Armando de Angelis e toda equipe de coordenação pelo sucesso na realização do Festival Saberes e Sabores de Araxá, entre os das 20 e 22 de julho, no Lago Norte do Barreiro. (Em nome da Mesa Diretora)

Projeto de Lei 69/2018 – Declara de Utilidade Pública Municipal a Associação de Proprietários do Chacreamento Encontro das Águas.

Projeto de Lei 71/2018 – Autoriza a celebração de termo de fomento com a Associação dos Estudantes de Araxá (AEA).

Matérias recentes

5ª edição do Bocaina Park Trail reúne cerca de 400 atletas em Araxá

Com percursos montanhosos , terrenos rochosos e trilhas técnicas, a 5ª edição do Bocaina Park…

Belo Banho: Prefeitura conclui reforma de 50 banheiros para idosos de baixa renda

A Prefeitura de Araxá concluiu a reforma de 50 banheiros em imóveis de idosos de…

Sicredi inicia campanha nacional de arrecadação para o Rio Grande do Sul

Diante das enchentes que assolam o Estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias,…

Núcleo de Convivência Boa Vista é transferido de local para reforma da unidade

O Núcleo de Convivência do bairro Boa Vista está funcionando provisoriamente em novo endereço para…

Com apoio da Prefeitura de Araxá, Encontro de Folia de Reis reúne mais de 15 mil pessoas

Preservar a tradição e a cultura araxaense e regional. Este foi o objetivo do Encontro…

Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos; mais de 10 mil animais já passaram pela cirurgia

A Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos nos…