Categorias: Veículos

Detran/MG estabelece nova regra para o exame de direção

O exame de direção ficará mais rigoroso a partir de março, em Minas Gerais, quando começa a valer uma nova regra estabelecida pela Resolução 168 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O candidato à habilitação deverá realizar a baliza na primeira parte do teste e, caso não consiga estacionar o veículo, a avaliação será encerrada. A expectativa do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) é de que a mudança aumente o índice de aprovação e agilize a avaliação.

A nova instrução, divulgada pelo Detran/MG, inclui a marcação, por cones, da área utilizada para a realização da baliza, determinada por examinadores. O candidato terá três oportunidades para tentar estacionar o veículo no espaço delimitado, considerando as condições da via e respeitando o tempo máximo de cinco minutos para categoria B (automóveis). Após a realização da manobra de forma correta, o segundo examinador entrará no veículo para dar continuidade à avaliação. Caso contrário, não haverá a necessidade de percorrer todo o trajeto para saber se o aluno será aprovado.

Minas Gerais possui, atualmente, quatro milhões de condutores habilitados. Em 2008, cerca de 250 mil pessoas se submeteram aos exames de direção e obtiveram a Permissão Para Dirigir (PPD), com validade de um ano, em Minas. O atendimento a essa demanda corresponde a um aumento de 22%, comparado ao ano de 2007. O chefe da Divisão de Habilitação e Controle do Condutor (DHCC) do Departamento, delegado Anderson França Menezes, acredita que a mudança no exame de direção deverá aumentar o índice de aprovação no estado que hoje está abaixo dos 50%. “Muitos candidatos são reprovados por ficarem mais nervosos durante o exame à medida que cometem pequenos erros. O emocional abalado prejudica muito o momento de fazer a baliza”, ressalta.

Auto-Escolas

Desde o dia 1º de janeiro de 2009, os Centros de Formação de Condutores (CFC) em Minas Gerais atendem a uma série de regras para exercício das atividades. Publicado em fevereiro do ano passado, o Decreto Estadual 44714/2008 prevê novas medidas sobre o credenciamento das auto-escolas, desde a adequação do espaço físico até a manutenção de cursos. Em razão disso, o chefe da Seção de Auto-Escolas do Departamento de Trânsito de Minas Gerais, Wagner Félix Soares, ressalta que houve um aumento de 150% na demanda de atendimento pelo setor nos dois últimos meses do ano passado. Na primeira quinzena do ano, dos 1.320 CFC cadastrados no sistema do Detran/MG, 962 haviam regularizado a documentação exigida para o funcionamento, o que representa 70% do total de auto-escolas em funcionamento no estado.

Habilitação em 2009

De acordo com o chefe da DHCC, delegado Anderson França Menezes, os aspirantes à CNH, cadastrados pelos departamentos de trânsito estaduais e incluídos no Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), ainda poderão adquirir o documento com as antigas regras. Em vigor desde o dia 1º de janeiro de 2009, a Resolução 285 do Contran prevê o aumento de 30 para 45 horas de curso teórico e de 15 para 20 horas de prática de direção veicular para a obtenção da PPD.

A mudança de regras provocou um aumento de aproximadamente 60% na emissão de permissões em Belo Horizonte. Só em dezembro de 2007 foram emitidas 2.550 PPD para condutores da capital. No mesmo período de 2008 o número chegou a 4.232. Os novos motoristas, além da legislação de trânsito, noções de primeiros socorros e direção defensiva passaram, a partir deste ano, a ter também aulas de proteção ao meio ambiente, convívio social no trânsito e inspeção mecânica.

Na carga horária das aulas práticas foram introduzidas ainda novas técnicas de aprendizagem com disciplinas de situações de risco como ultrapassagens, obstáculos na pista, cruzamentos e curvas. Outra novidade é que o candidato pode realizar as aulas práticas, também à noite, e em diferentes condições climáticas, como chuva, frio e nevoeiro.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…