Categorias: Educação

Dia de Inclusão Social no Uniaraxá

Dia de Inclusão Social dos Portadores de Necessidades Especiais – Acessibilidade e Respeito. Este foi o nome dado ao evento promovido pela aluna Amanda Cristina de Resende, do 8º período do curso de Direito do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), no dia 9 de novembro, no Centro de Convivência da instituição. Crianças, jovens e adultos deram exemplo de talento, superação e cidadania nas apresentações artísticas e esportivas.

O que impulsionou Amanda Cristina a elaborar o projeto foi o conhecimento da realidade das pessoas com necessidades especiais variadas e o principal motivo estava no próprio lar – sua filha que hoje tem 3 anos, nasceu diferente.

A proposta foi encaminhada ao reitor, professor mestre Válter Gomes, que acatou a ideia e solicitou às coordenadorias de Extensão e do curso de Educação Física a implementação do projeto. No dia 9 de novembro foi realizado no Uniaraxá a Inclusão Social dos Deficientes – Acessibilidade e Respeito. O evento contou com patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).

Com uma programação variada, o evento cumpriu o seu propósito de mostrar ao público que as pessoas portadoras de necessidades especiais podem levar uma vida normal e, ao mesmo tempo, estimular essas pessoas a desenvolverem seu potencial e realizarem seus sonhos.

Uberto Borges Resende Júnior, deficiente visual, arrancou muitos aplausos ao executar duas músicas ao violão. O artista cadeirante Maycon José Amâncio expôs seu talento para a pintura em várias telas. Na sequência, outros participantes de entidades locais como Apae, Fada e Celb apresentaram uma peça de teatro cômico, dançaram valsa e disputaram uma partida de basquete de cadeirantes com uma equipe de Uberlândia. Acadêmicos do curso de Fisioterapia deram orientação sobre escalada.

O reitor Válter Gomes aplaudiu a iniciativa da acadêmica Amanda e disse que as pessoas que se apresentaram demonstraram grandeza em muitos aspectos. “Este é um evento muito especial. Parabéns à Amanda, a todos os artistas e atletas e, também, ao público presente, que veio apoiar e incentivar estes talentos, demonstrando solidariedade e respeito.”

Ele enalteceu o trabalho das entidades araxaenses que trabalham pela educação dos portadores de necessidades especiais, dando-lhes oportunidade de inclusão social e cidadania.

O Uniaraxá é um grande parceiro dessas entidades, via projetos de Extensão, colaborando para a inclusão e qualidade de vida dos seus alunos, com vistas à sua educação integral e capacidade de ação transformadora. Entre eles estão o goalball, dança para cadeirantes e atividades físicas para portadores de deficiência, incluindo o Programa Minas Olímpica, que vem contribuindo para a formação da identidade e de projetos de vida de deficientes físicos, visuais e intelectuais.

A equipe, formada por atletas da Fada e da Apae, vem obtendo grandes resultados no atletismo (30 atletas) e na natação (28). No goalball são dez atletas e no basquete em cadeiras de rodas outros dez.

Matérias recentes

Sicredi inicia campanha nacional de arrecadação para o Rio Grande do Sul

Diante das enchentes que assolam o Estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias,…

Núcleo de Convivência Boa Vista é transferido de local para reforma da unidade

O Núcleo de Convivência do bairro Boa Vista está funcionando provisoriamente em novo endereço para…

Com apoio da Prefeitura de Araxá, Encontro de Folia de Reis reúne mais de 15 mil pessoas

Preservar a tradição e a cultura araxaense e regional. Este foi o objetivo do Encontro…

Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos; mais de 10 mil animais já passaram pela cirurgia

A Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos nos…

Organizador do evento “Retiro Malabarístico” é detido por suspeita de estelionato

O organizador do evento Retiro Malabarístico, que estava acontecendo no pátio da Fundação Cultural Calmon…

Sicredi Ibiraiaras RS/MG distribui mais de R$ 26 milhões em resultados para seus associados

Os associados já podem conferir em sua conta corrente e em sua cota capital os…