Cidade

Dia do Idoso é comemorado com atividades variadas

Uma semana de atividades voltada para pessoas com mais de 60 anos. O Dia Internacional do Idoso é comemorado em 1º de outubro, e em Araxá, a Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, vai promover ações para conscientização dos idosos sobre a importância da saúde com qualidade de vida. Assuntos como sexualidade e risco de queda serão abordados.

Na primeira edição da Semana do Idoso, em 2017, as ações foram realizadas em cinco unidades de saúde e este ano o atendimento foi ampliado para 22 unidades. Haverá palestras, atividades físicas com fisioterapeutas, dança, música, teste de glicose, aferição de pressão arterial, informações sobre saúde bucal e alimentação saudável.

O coordenador da Semana, Sander Carlos de Souza, referência técnica em Saúde do Homem e do Idoso, explica que no início do ano as Secretarias de Saúde e Ação e Promoção Social fizeram um levantamento sobre os principais problemas que ocorrem com os idosos. As quedas e o aumento do índice de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) chamaram a atenção. “Detectamos que o idoso sofre queda dentro de casa, na rua, no quintal.  Vimos o crescimento dos casos de DSTs entre as pessoas dessa faixa etária e decidimos abordar os dois assuntos que estão entre as principais necessidades do idoso”.

Sander ressalta que a ampliação dos locais onde as atividades serão oferecidas se deve ao apoio das enfermeiras coordenadoras das unidades e agradece o empenho das profissionais na realização do evento. Destaca que o objetivo da Semana é mostrar para o idoso que nas unidades de saúde, além das consultas, são disponibilizadas atividades variadas. “A gente entende que ter saúde não é só ausência de doença, é estar bem fisicamente e com os familiares, fazer atividade fora de casa. As palestras não falarão sobre doenças, as ações serão voltadas para promover saúde.  O homem não procura médico e alega que o motivo é a falta de tempo por causa do trabalho, mas quando ele se aposenta continua não indo ao médico e precisamos mudar isso”, lembra Sander.

Matérias recentes

Secretaria de Segurança Pública promove a Semana Municipal de Trânsito, com ações em toda a cidade

A Secretaria Municipal de Segurança Pública promove entre os dias 18 e 27 de maio,…

Projeto de coleta mecanizada traz mais agilidade e segurança no recolhimento de lixo em Araxá

Uma iniciativa está trazendo agilidade ao serviço de coleta de lixo em Araxá. Um projeto…

Raphael Rios faz fiscalização no Jardim Esplêndido junto com o IPDSA

O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e o vereador Raphael Rios,…

PM registra tentativa de homicídio no bairro Abolição

Na noite de ontem (12), por volta das 22 horas, a Polícia Militar registrou uma…

CBMM lança o “Vai que dá Araxá”, programa de fomento ao empreendedorismo local

Estão abertas as inscrições para o “Vai que dá Araxá”, um programa idealizado pela CBMM…