Categorias: Saúde

Dia Mundial do Diabetes promove conscientização sobre a doença

Neste sábado (14) é celebrado o Dia Mundial do Diabetes. A data foi criada em 1991 pela Federação Internacional do Diabetes (IDF) em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS).  “A celebração do Dia Mundial do Diabetes tem como finalidade chamar a atenção das entidades oficiais, dos profissionais de saúde, da comunicação social e da comunidade em geral”, afirma a Referência Técnica em Doenças Crônicas da Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Maria Rita Pereira da Silva Lima.

Resultado do desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue, a doença, tida como crônica, ocorre de três maneiras no organismo. O diabetes tipo I é caracterizado pela produção insuficiente de insulina. Ele ocorre, geralmente, de forma mais abrupta e acomete com mais frequência crianças e adolescentes.

Já o diabetes tipo II ocorre quando o pâncreas produz insulina suficiente, mas o organismo apresenta resistência à sua ação. Ele ocorre de forma mais lenta e apresenta sintomas mais brandos. Acomete geralmente adultos com histórico de excesso de peso. “Este tipo de diabetes é o mais frequente e corresponde a aproximadamente 90% dos casos”,  afirma Maria Rita.

Há ainda o diabetes gestacional. Detectado durante a gravidez, apresenta um aumento de glicose no sangue menos severo que o diabetes tipo I e II. “Geralmente, essa hiperglicemia se resolve no período pós-parto e pode retornar anos depois. Sua detecção deve ser feita na primeira consulta de pré-natal”, declara Maria Rita.

Os principais sintomas do diabetes são caracterizados pela vontade frequente de urinar, perda de peso inexplicável, visão turva, sede e fome em excesso. Caso não seja controlado e diagnosticado, pode provocar complicações em diversos órgãos, especialmente rins, olhos, nervos, coração e vasos sanguíneos.

Desse modo, seu diagnóstico precoce é fundamental para a manutenção da saúde e qualidade de vida. “Realizar atividades físicas por ao menos 30 minutos, cinco vezes na semana e controlar a alimentação também são hábitos que auxiliam na prevenção e controle da doença”, conclui Maria Rita.

Matérias recentes

NOTA: Prefeitura esclarece sobre invasão do antigo perfil do Facebook

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá esclarece que o perfil no Facebook (Prefeitura…

Raiza Goulão e Alex Malacarne conquistam o XCO da CiMTB Araxá

O clima foi generoso no encerramento da Copa Internacional de Mountain Bike – dia exclusivo…

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…