Colunistas

Disputa para prefeito de Araxá deve envolver mesmos grupos de 2012

As Eleições Municipais de 2016 tiveram mais um capítulo importante nesta semana. O vereador Mauro Chaves, ex PDT, filiou-se ao PSDB e confirmou o que muitos já esperavam, sua pré-candidatura a prefeito de Araxá. Diferente de muitos candidatos, que lançam seus nomes para agregar valor e, quem sabe, conseguir compor a chapa majoritária como vice-prefeito, Mauro deve mesmo ser o candidato do grupo do ex-prefeito Jeová Moreira da Costa.

Acredito, inclusive, numa possível composição com Carlos Roberto Rosa, o Roberto do Sindicato (Solidariedade), que tem carreira política mais longa que Mauro e foi o vereador mais votado em 2012, portanto o mais popular entre os concorrentes à época. Depois das trapalhadas de Miguel Junior na presidência da Câmara Municipal, Roberto assumiu a cadeira e conseguiu levar harmonia à Casa do Povo, que viveu péssimos momentos em 2015.

Mauro Chaves, que hoje é considerado oposição ao governo Aracely de Paula, viveu uma indecisão no final do ano passado quando seu mentor político, Jeová Moreira, foi preso temporariamente após a Polícia Civil ter encontrado em uma de suas propriedades rurais, máquinas públicas que estavam sendo utilizadas para fins particulares. Com a prisão temporária de Jeová Moreira e de João Bosco Borges, Mauro viu seu grupo político perder forças e, após ser muito sondado para compor uma chapa majoritária, chegou a comentar que não disputaria, nem mesmo, a eleição para a Câmara Municipal.

Algo muito relevante aconteceu para fazer o vereador mudar seu posicionamento e, agora, anunciar sua pré-candidatura a prefeito de Araxá. O que todo mundo já sabia é que Mauro não sairia nas eleições deste ano apoiando o atual prefeito Aracely de Paula, após a briga judicial que tirou Jeová da Prefeitura. Mauro sente gratidão e respeita muito o ex-prefeito Jeová, principalmente porque teve a oportunidade de ser Secretário de Segurança Pública na Administração do ex-prefeito e considera esta, uma das principais oportunidades em sua curta carreira política. Mauro pôde ouvir diversas vezes que era o melhor secretário da Administração Jeová Moreira e considera um ato de deslealdade apoiar Aracely de Paula, principal adversário político de Jeová.

O que ainda não parece definido é o (a) vice de Aracely de Paula. Nesta semana, o jornalista Saulo Aguiar fez considerações importantes sobre uma possível “guerra fria” entre o prefeito e sua vice, Lídia Jordão. O rumor tomou força após o filho de Lídia, José Gaudêncio Jr., fazer algumas críticas em seu Facebook sobre a situação de alguns setores da cidade. Um simples comentário de Gaudencinho (como é conhecido) levantou suspeitas sobre o atual convívio entre Lídia e Aracely. Porém, uma crítica pessoal não é o suficiente para indicar se existe ou não uma ruptura entre a vice e o prefeito de Araxá. Nesta sexta-feira, 18, no seu programa de Rádio, Aracely levou Lídia e, ao final, fez inúmeros elogios à secretária de Saúde do Município, o que poderia comprovar o bom relacionamento e a boa convivência de ambos.

Mas nada ainda está acertado. O secretário de Serviços Urbanos, Marco Antônio Rios, também tem o interesse pela vaga de vice de Aracely e não teria descartado uma candidatura a prefeito, caso não consiga se firmar com o atual chefe do Executivo. Aliás, no atual secretariado de Aracely, apenas Lídia e Marco Antônio têm esse perfil para a disputa e a briga deve ser mesmo entre os dois. Já na Câmara Municipal, entre os aliados do prefeito, alguns podem disponibilizar seus nomes e entrar para a concorrência. Tudo pode mudar, caso Aracely não seja candidato, o que acho pouco provável. Quem acompanha de perto o atual prefeito, sabe do seu empenho para permanecer à frente do Executivo Municipal.

Existe ainda a possibilidade de o deputado estadual Bosco ser candidato a Prefeito. Muitos desacreditam, mas outros dizem que Bosco até hoje não digeriu a derrota para Jeová Moreira em 2008 e teria interesse de disputar mais uma vez a Prefeitura de Araxá. Ele já comentou que não será candidato, caso Aracely busque a reeleição. Porém, como disse José de Magalhães Pinto, a política é igual uma nuvem: “Você olha e ela está de um jeito; olha de novo e ela já mudou”, portanto Bosco pode mudar de ideia e, quem sabe, se aliar aos insatisfeitos da Administração Aracely de Paula e lançar sua candidatura em 2016.

Nas últimas eleições, o PT não deixou de ter nome próprio para Prefeito de Araxá, mas nada tenho ouvido a respeito do partido para 2016. Talvez, a crise que o partido tem vivido a nível nacional, e a última derrota do nome mais expressivo do partido, Toninho Barbosão, em 2012, tenha desanimado o Partido dos Trabalhadores que pode, apenas, apoiar um dos prováveis candidatos citados acima.

Tudo pode acontecer em 2016 e você leitor, não pode deixar de acompanhar as notícias políticas da cidade neste ano. Vamos redobrar a atenção, porque vamos escolher o nosso caminho para os próximos quatro anos. A gestão 2012-2016 foi um desastre, com cassação de prefeito e vereadores presos, não podemos correr o risco de passar mais quatro anos caminhando a passos de tartaruga. Araxá precisa dar um pulo, e não apenas caminhar nos próximos anos.

Compartilhar

Matérias recentes

Sicredi Ibiraiaras RS/MG distribui mais de R$ 26 milhões em resultados para seus associados

Os associados já podem conferir em sua conta corrente e em sua cota capital os…

Museu Dona Beja recebe a abertura da exposição Memória das Colchas, nesta terça

O Museu Histórico de Araxá - Dona Beja recebe a abertura da Exposição “Memória das…

Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil reúne cerca de 150 professores da região

Os professores da rede municipal de educação de Araxá e região deram início ao primeiro…

Mosaic Fertilizantes realiza simulado de segurança em Araxá

Treinamento preventivo tem o objetivo de desenvolver uma cultura de resiliência e segurança junto às…

Aeroporto de Araxá amplia escala com voos diários para Belo Horizonte e conexão em Patos de Minas

Mais turismo e desenvolvimento econômico para Araxá. A partir do dia 1º de julho, o…

Mutirão de limpeza no bairro Jardim das Oliveiras recolhe 15 toneladas de entulho; ação acontecerá todas as sextas

O mutirão de limpeza realizado no bairro Jardim das Oliveiras e adjacências na última semana,…