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Duster chega ao Brasil para brigar com o EcoSport

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Rodrigo Machado/Auto Press – A Ford “descobriu” um nicho de mercado em 2003. A marca lançou o EcoSport, um jipinho feito na plataforma e com muitos itens aproveitados do Fiesta e que rapidamente conquistou uma boa fatia do mercado nacional. E, mesmo tanto tempo depois do lançamento do carro, só agora as rivais começam a lançar veículos com perfil semelhante. Foi o caso da Citroën com o AirCross, no ano passado, e a Hyundai com o reposicionamento do Tucson devido à produção nacional, também em 2010. Mas o integrante mais esperado desta turma só vai entrar na briga no último trimestre do ano. O Renault Duster será apresentado no início de outubro e traz consigo a missão de finalmente destronar o EcoSport da liderança do segmento.

A escolha de produzir o SUV em São José dos Pinhais não foi das mais difíceis. Isso porque a estratégia foi exatamente a mesma que a Renault já tinha feito com a dupla Sandero e Logan. Os três modelos foram desenvolvidos pela Dacia, subsidiária romena da Renault para países emergentes, e depois chegaram ao mercado brasileiro com a logo da marca francesa. Outro incentivo para a produção do Duster é que ele faz parte de um segmento que, no Brasil, consegue aliar uma alta margem de lucro com um volume interessante de vendas. Basta multiplicar as 3,5 mil unidades do Ford EcoSport vendidas mensalmente pelo preço inicial de R$ 53.440.

Por ter deixado claro durante o desenvolvimento do Duster que o jipinho da Ford é o seu principal concorrente, é de imaginar que a Renault pratique preços competitivos para o seu utilitário esportivo. Ou seja, saindo de algo em torno dos R$ 50 mil na versão de entrada, e atingindo os R$ 65 mil na topo de linha. São esperadas três configurações para o modelo. A primeira com motor 1,6L 16V Flex – o mesmo que equipa o Sandero Stepway – de 112 cv e 15,5 kgfm de torque. A intermediária terá o propulsor 2,0L 16V do médio Fluence com 143 cv e 20,3 kgfm e tração dianteira, enquanto a mais cara terá a força distribuída nas quatro rodas. O câmbio será o mesmo manual de cinco marchas para todas, mas a Renault já avisou que vê com bons olhos a introdução de uma transmissão automática para o Duster.

Feito na plataforma B0 do grupo Renault Nissan, o Duster se vale do bom porte que caracteriza os veículos com essa arquitetura – como Logan e Sandero. O SUV tem 4,31 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,63 m de altura e 2,67 m de distância entre-eixos, enquanto o porta-malas leva 475 litros de bagagem. Para enfrentar terrenos fora-de-estrada, o Duster nacional terá espaço livre em relação ao solo de 22,1 cm e ângulo de saída de 35º.

A adaptação do veículo para o mercado brasileiro incluiu uma leve reestilização em relação ao modelo vendido na Europa sob a batuta da Dacia. As principais modificações ficam na dianteira. A grade foi totalmente remodelada e ganhou três grossos frisos cromados na horizontal. No resto, nenhuma mudança significativa. A lateral continua marcada por um vinco curvo – bem ao estilo do Sandero –, enquanto que a traseira tem as lanternas diminutas e que invadem na tampa do porta-malas.

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