Cidade

Empregabilidade registra crescimento em Araxá

A geração de empregos na cidade teve uma variação positiva no primeiro trimestre de 2017. De acordo com os números apresentados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, e pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine), Unidade Araxá, a cidade trilha o caminho contrário da crise financeira que assola o país porque oportuniza a entrada ou a reinserção de trabalhadores no mercado de trabalho.

Segundo o balanço disponibilizado pelo Caged, em Araxá foram 3.566 admissões registradas de janeiro a março deste ano, contra 3.365 desligamentos realizados no mesmo período. No país, o número de desempregados cresceu. De acordo com dados do Caged, o país perdeu 64.378 no primeiro trimestre do ano. O saldo só não foi pior porque, em fevereiro, foram criadas 35.612 vagas formais, interrompendo uma sequência de 22 meses de resultado negativo.

A coordenadora do Sine, Carina Araújo Rodrigues, relata que, nos quatro primeiros meses de 2017, o número de pessoas ingressantes ao mercado de trabalho teve um aumento de 50%, se comparado com o mesmo período de 2016. “Este ano, fechamos os primeiros meses de 2017 com 114 pessoas ingressadas novamente ao mercado de trabalho em diversos segmentos, como: mineração, varejo e agronegócio. A palavra chave dessa questão é qualificação. Fizemos um trabalho visitando empresas, para apresentar e falar sobre o Sine e, através dessas visitas, capitalizamos vagas para serem disponibilizadas aqui na agência”, salienta a coordenadora.

O prefeito Aracely de Paula destaca que os números do Caged e do Sine retratam o trabalho sério que é desenvolvido no município. “Isso é apenas um reflexo que a crise financeira que acontece no país está sendo superada. Outros índices demonstram isso, ou seja, quando você toma medidas sérias em qualquer setor de governo, a classe empresarial e trabalhadora responde positivamente e o desenvolvimento volta a acontecer”, avalia o prefeito.

Aracely de Paula ressalta que o projeto de criação de novas empresas para o Distrito Industrial será uma mola propulsora para a geração de empregos. “O projeto já foi aprovado pelo Ministério Público e por todas as entidades empresariais. Estamos desenvolvendo um trabalho sério, dentro da nossa realidade, para que novas empresas possam se instalar no nosso Distrito Industrial. Não tenham dúvidas de que o nosso processo de crescimento e desenvolvimento vai gerar novos empregos e trazer novas empresas; a nossa economia continuará crescendo”, garante o prefeito.

Ver comentários

  • Araxá é a cidade dos subempregos! Só tem emprego ruim, onde se trabalha igual um escravo para ganhar uma mixaria!

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…