Economia

Empresários de Araxá participam do 1º Encontro do Setor Sucroenergético 

O 1º Encontro de Negócios do Setor Sucroenergético reuniu 50 empresários de Araxá, Uberaba e Conceição das Alagoas com três usinas do setor. Iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) integra o Projeto da Cadeia Produtiva do Petróleo, Gás e Energia de Uberaba e Região, executado desde 2013.

O evento, realizado em Uberaba, na semana passada, foi uma parceria com a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig) e com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), tendo como objetivo criar uma rede de relacionamento empresarial, a partir do contato direto entre as pequenas empresas fornecedoras e as grandes compradoras, visando a geração de novos negócios.

“Nós temos duas opções, a primeira é parar, observar o momento negativo, chorar e reclamar. A segunda opção é trabalhar muito, buscar negócios, inovações e alternativas para fazer diferente. Embora os nichos se apertem, as oportunidades não deixam de existir. Os empresários que participaram do Encontro de Negócios optaram pela segunda opção”, comentou o gerente da regional Triângulo do Sebrae, William Rodrigues Brito.

Foram realizadas 130 reuniões de negócios. O presidente da Siamig, Mário Campos, frisou a abertura das usinas em contratar empresas da região. “Estamos cada vez mais competitivos. Minas Gerais exporta 70% do açúcar produzido. Em 2015, começou a valer a redução da alíquota do ICMS do etanol, de 19% para 14%, o que impulsionou as vendas. Nós temos, ainda, a bioeletricidade, ou seja, a energia elétrica, que tem tendência extraordinária de crescimento, com foco na agenda climática”.

“Foi um encontro bem produtivo. Compensou porque a gente sabe que esse contato com as usinas é bem complicado, então, foi uma oportunidade de apresentar nosso trabalho. A expectativa é fechar uma parceria para fornecer serviços e produtos”, revelou a empresária Ileide do Carmo Cruvinel, da Eletrocardiesel Araxá.

O contato foi também positivo para o Breno Ferreira Rios, representante da empresa Analítica Química, que atua no ramo de soluções químicas desde 2006. “Foi uma ótima oportunidade. Conseguimos tirar proveito do momento e iremos, em breve, reforçar o contato para uma parceria”, finalizou.

Matérias recentes

Núcleo de Convivência Boa Vista é transferido de local para reforma da unidade

O Núcleo de Convivência do bairro Boa Vista está funcionando provisoriamente em novo endereço para…

Com apoio da Prefeitura de Araxá, Encontro de Folia de Reis reúne mais de 15 mil pessoas

Preservar a tradição e a cultura araxaense e regional. Este foi o objetivo do Encontro…

Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos; mais de 10 mil animais já passaram pela cirurgia

A Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos nos…

Organizador do evento “Retiro Malabarístico” é detido por suspeita de estelionato

O organizador do evento Retiro Malabarístico, que estava acontecendo no pátio da Fundação Cultural Calmon…

Sicredi Ibiraiaras RS/MG distribui mais de R$ 26 milhões em resultados para seus associados

Os associados já podem conferir em sua conta corrente e em sua cota capital os…

Museu Dona Beja recebe a abertura da exposição Memória das Colchas, nesta terça

O Museu Histórico de Araxá - Dona Beja recebe a abertura da Exposição “Memória das…