Política

Encerrado prazo para que partidos e coligações apresentem pedidos de registro de candidaturas; três candidatos a prefeito e vice concorrem ao Executivo em Araxá

Terminou às 19h desta segunda-feira (15) o prazo para que candidatos, partidos e coligações enviassem à Justiça Eleitoral os pedidos de registro de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. Segundo o Sistema DivulgaCandContas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estão registradas em Araxá três candidaturas para prefeito, três para vice e 255 para vereador. Todos os registros aguardam julgamento pela Justiça Eleitoral local para deferimento ou indeferimento.

Na disputa pelo Executivo, o atual prefeito Aracely de Paula (PR) e atual vice Lídia Jordão (PP) tentam a reeleição pela coligação União, Gestão e Resultado, reunindo 16 partidos – PR, PP, PDT, PMDB, PPS, PSB, PRB, PSD, PTB, PTdoB, PRP, PRTB, PCdoB, PTN, PSL e PROS.

O atual vereador Mauro Chaves (PSDB) e o empresário Pedrinho da Mata (PHS) são candidatos a prefeito e vice pela coligação Araxá Pode Mais, reunindo 10 partidos – PSDB, PHS, Solidariedade, PMN, PMB, PTC, Rede Sustentabilidade, PV, PSC e Democratas.

Os petistas advogado Daniel Rosa (PT) e o professor Vicente Donizetti da Silva (PT) concorrem para prefeito e vice com apoio do PSOL, pela coligação Educação, Participação e Desenvolvimento.

Outros prazos

Se o partido ou a coligação não requereu o registro de seus candidatos, estes poderão fazê-lo até o dia 20 de agosto, observado o prazo máximo de 48 horas seguintes à publicação da lista dos candidatos pelo juízo eleitoral competente para receber e processar os pedidos de registro.

Já 2 de setembro é o último dia para os órgãos de direção dos partidos preencherem as vagas remanescentes para as eleições proporcionais, observados os percentuais mínimo e máximo para candidaturas de cada sexo, no caso de as convenções para a escolha de candidatos não terem indicado o número máximo previsto pela Lei das Eleições (Lei no 9.504/1997, art. 10, § 5º).

Por fim, 12 de setembro é o prazo final para fazer o pedido de registro de candidatura às eleições majoritárias e proporcionais na hipótese de substituição, exceto em caso de falecimento de candidato, quando a substituição poderá ser efetivada após esta data, observado, em qualquer situação, o período de até 10 dias contados do fato ou da decisão judicial que deu origem à substituição.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…