Categorias: Cidade

Encontro debate gestão em final de mandato

Da Redação/Raphael Rios – O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) realiza, hoje e amanhã, em Araxá, mais um evento do Encontro Técnico TCEMG e os Municípios, abordando o tema “Gestão responsável em final de mandato”. A abertura nesta manhã, no Cine Teatro Tiradentes do Tauá Grande Hotel, com a presença de vários líderes políticos das regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Durante o encontro são ministradas palestras técnicas seguidas de debates pontuando tópicos de controle como: Restos a pagar; Despesas de pessoal; Dívida e endividamento, operações de crédito e adimplemento contratual; Controle interno; Aplicação de recursos de convênios; e Fixação de subsídio de agente político. As inscrições para a reunião em Araxá já estão abertas. Os próximos encontros serão em Pouso Alegre, Ubá e Teófilo Otoni.

O conselheiro-presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Antônio Carlos Andrada, destaca que o evento tem um sentido duplo. “Primeiro, o Tribunal de Contas busca se deslocar para o interior para levar algumas informações, dados e novidades que a instituição julga importante para os municípios. Por outro lado, é uma oportunidade que Tribunal de Contas tem de estar em contato direto com o jurisdicionado, que tem muito a nos ensinar”, diz.

De acordo com Antônio Carlos Andrada, dentre os vários assuntos tratados, há dois que merecem destaque. “Nós vamos trabalhar muito a questão do último ano de mandato. A gestão no último ano, de acordo com a lei de responsabilidade fiscal, é diferente. Existem algumas questões e amarras legais que precisamos alertas os gestores e tirar dúvidas. Outro tema que vamos trabalhar é o Siscom, novo sistema de prestação de contas que será adotado pelo tribunal a partir de janeiro do ano que vem”, diz.      

Rejeição prévia das contas de Araxá em 2009

O presidente do TCE-MG explicou como foi tratada a rejeição prévia das contas do município em 2009.

“O processo relativo ao julgamento das contas tem um rito processual. O tribunal, por meio de suas Câmaras Técnicas, emite um julgamento. A partir desta análise, a Câmara do Tribunal emite um parecer técnico que é anunciado ao prefeito que tem prazo de recorrer. Só depois de apresentado e analisado esse recurso pelo Tribunal Pleno, que é a junção de todos os conselheiros, é que o tribunal assume uma postura definitiva. Enquanto o processo não estiver concluso não há o que se falar, nem em aprovação e nem em rejeição”, afirma.

De acordo com o prefeito Jeová Moreira da Costa, o problema já foi sanado. “Foi uma falha humana. A pessoa que era responsável para emitir o empenho colocou um número diferente. Então, realmente, que se vai julgar os papéis de maneira fria, houve o equívoco e fomos solicitados a demonstrar a razão daquela situação e a pessoa responsável entendeu que foi um erro de digitação”, afirma.

Punições ao município quem não andar na linha

Antônio Carlos Andrada destaca que vários setores podem fazer o controle das contas públicas e que o TCE faz o controle administrativo. “Quando as contas apresentadas pelos prefeitos recebem algum parecer contrário, esse parecer é encaminhado à Câmara Municipal, que tem, então, que abrir um processo de julgamento comum em que se dá o direito de defesa, e ao final, a Câmara apresenta o seu julgamento”, afirma.

“Se o julgamento da Câmara confirmar a decisão do tribunal de emitir um parecer pela rejeição, essa decisão é comunicada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O primeiro impacto que se dá é eleitoral”, acrescenta.

O presidente ainda afirma que nada impede que questões criminais sejam levantadas.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…