Categorias: Cultura

Encontro Sesi de Artes Cênicas traz à Araxá o espetáculo “O ano em que virei adulto”

Nesta quinta-feira, 31 de outubro, o 23º Encontro Sesi de Artes Cênicas apresenta, às 9h30, 15h30 e 20h30, no  Teatro Sesi Araxá, o espetáculo O ano em que virei adulto, daZap 18. Sob direção de Cida Falabella, a peça conta a saga de Dominic para se transformar em um jogador de beisebol. Os sonhos do rapaz na virada dos seus dezoito anos – idade decisiva na vida – são o que conduzem a narrativa do livro “1933 foi um ano ruim” de John Fante, no qual o espetáculo se inspira. À riqueza e a agilidade das linhas do escritor se juntam as histórias pessoais do ator em cena, Gustavo Falabella Rocha, que também já teve seus sonhos: quis ser jogador de futebol, foi apaixonado por uma garota que não o correspondia e outras várias pequenas facetas e histórias que são comuns a quase todos no processo de se tornar adulto.

Às 20h, o grupo Dialética Baiana – com os artistas Ricardo Koctus, Thiago Braga, Luisinho Vassalo, Claudio Moraleida, Marina Arthuzzi, Marina Viana e Marcelo Veronez – se apresenta na Fundação Cultural Calmon Barreto.  No mesmo local, às 21h, DJ Black Josie traz ao Festival o Baile Black Soul. Inspirado nos antigos bailes do Seu Osvaldo e sua Orquestra Invisível e de Big Boy e Ademir Lemos, o baile oferece ao público uma deliciosa e dançante viagem pelo soul, funk e disco dos anos 70, coordenado pela experiente DJ e contando com a participação de dançarinos convidados.

Sob o tema “Arte que transforma o mundo, mundo que transforma a arte”, até o dia 1º de novembro, o Encontro Sesi de Artes Cênicas apresenta variadas atrações, entre espetáculos de palco e rua, oficinas, intervenções e shows. O público poderá conferir a programação no Teatro Sesi Araxá, na Fundação Cultural Calmon Barreto e na Praça do Teatro Municipal. Todas as apresentações são gratuitas. O evento é uma realização do Sistema Fiemg por meio do Sesi MG, com patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio cultural da Prefeitura Municipal de Araxá, Fundação Cultural Calmon Barreto, Localiza e TV Integração, com produção da Cuia Cultural.

Para o curador Juarez Guimarães Dias, o 23º Encontro Sesi de Artes Cênicas possibilitará, ao público de Araxá e região, conhecer importantes espetáculos do cenário artístico brasileiro. “Com o Festival, trazemos ao interior mineiro relevantes peças que geralmente se apresentam em capitais de todo o Brasil. Essa descentralização da cultura reforça o aspecto transformador que tematiza esta edição, além disso, espetáculos locais ganham força e espaço na cena teatral”, destaca.

Formação de público

Há 23 anos ininterruptos em cena, o Encontro de Artes Cênicas reafirma o Sesi como promotor de cultura e formador de público. Desse modo, também se investe em acessibilidade ao cenário artístico nacional. “Temos o compromisso de levar a cultura, em todas as suas formas, para a sociedade. Em parceria com a CBMM, que participa do projeto desde o início, a indústria possibilita – não apenas aos industriários e suas famílias, mas a toda a comunidade da região – a oportunidade de viver e respirar as expressões culturais de forma integral”, destaca o gerente de Cultura do Sesi MG, Thiago Maia, ao ressaltar, ainda, a importância do evento como espaço catalisador de novos talentos. “O 23º Encontro Sesi de Artes Cênicas apresenta grupos e artistas que participaram de outras edições como espectadores e, hoje, voltam como expoentes artísticos. Isso revela os efeitos gerados, a partir da iniciativa, na comunidade”, completa.

À sociedade araxaense, o Encontro Sesi de Artes Cênicas tem proporcionado, há mais de duas décadas, a experiência de fruição e produção de obras artísticas cênicas (teatro, dança, circo e música) que exercem influência sobre modos de perceber e compreender a sua realidade. Ao mesmo tempo, potencializa o desenvolvimento artístico da cidade, oferecendo a seus agentes culturais a oportunidade de contato com o que se tem produzido nos grandes centros urbanos. Além disso, o Encontro afirma a convicção de “Mens sana in corpore sano”, ou “Uma mente sã num corpo são”, pois estimula melhor qualidade de vida e de trabalho dos funcionários e colaboradores da indústria, do Sistema FIEMG/ SESI/ SENAI e dos habitantes de Araxá e região.

Serviço

23º Encontro Sesi de Artes Cênicas

O ano em que virei adulto

ZAP 18

31 de outubro, quinta, às 9h30, às 15h30 e às 20h30

Teatro Sesi Araxá – Av. Ítalo Rossi, s/n – Bairro Santa Rita

 Atuação: Gustavo Falabella Rocha

Direção: Cida Falabella

Dramaturgia: Cida Falabella e Gustavo Falabella Rocha

Colaboração: Juarez Guimarães Dias e Thiago Pereira

Trilha sonora: Thiago Pereira

Figurino: Luna Falabella

Imagens: André Veloso

Cenário: Gustavo Falabella Rocha

Iluminação: Tainá Rosa e José Reis

Duração: 50 min

Classificação indicativa: maiores de 14 anos.

Ingressos distribuídos 30 min. antes da apresentação

 

Dialética Baiana

31 de outubro, quinta, 20h

Fundação Cultural Calmon Barreto

Praça Arthur Bernardes, 10 – Centro

Músicos/ Artistas: Ricardo Koctus, Thiago Braga, Luisinho Vassalo, Claudio Moraleida, Marina Arthuzzi, Marina Viana e Marcelo Veronez

 

Baile Black Soul

DJ Black Josie

31 de outubro, quinta, 21h

Fundação Cultural Calmon Barreto

Praça Arthur Bernardes, 10 – Centro

 

Informações

Telefone: (34) 3662-4194

Site oficial: www.sesimg.com.br

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…