Categorias: Cultura

Escola de Música se apresenta no Parque Náutico de Jaguara

O Parque Náutico de Jaguara está realizando o 2º Festival de Inverno, que conta com várias apresentações artísticas de cidades da região de Sacramento, como Pedregulho, Conceição das Alagoas, Igarapava, Conquista, Guará, Orlândia, Rifaina e Araxá, com apresentações sempre às sextas, sábados e domingos, envolvendo literatura, dança, teatro e música.

No último domingo 20, quem se apresentou foi o Grupo Seresta na Janela e o Grupo Jovens Violeiros de Araxá, ambos da Escola Municipal de Música.

Um bom número de turistas acompanhou as apresentações que também contou com a presença de autoridades como o diretor do parque, Ivan Sebastião Afonso Barbosa, o prefeito de Sacramento, Wesley de Santi de Melo, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques, e a diretora da escola, Débora Arantes Afonso Francisco.

O convite para a apresentação surgiu de uma parceria entre o Parque Náutico de Jaguara e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, que sempre tem incluído apresentações da Escola de Música nos eventos em que participa.

Alda Sandra diz a secretaria promove um intenso trabalho para o desenvolvimento do turismo de Araxá e região. “Estamos apoiando e fortalecendo o turismo regional desenvolvendo ações e atividades através do Circuito da Canastra. Estivemos o mês passado num workshop no Espaço Casa de Minas, em São Paulo, onde apresentamos as potencialidades dos municípios da Canastra e levamos a participação de Araxá nesse festival, mostrando nossa cultura e nossos talentos musicais” destaca.

Débora afirma que a Escola Municipal de Música tem intensificado suas apresentações na cidade e agora começa a romper as fronteiras do município levando a cultura de Araxá. “Nossa escola já possui 18 anos de história e poder levar isso para outras cidades. É muito importante para mostrarmos que além de turismo e mineração, nosso município também tem talentos.”

A diretora ressalta que a escola aumentou muito o número de apresentações deste 2009. “Inclusive, existe uma procura por parte de organizadores de eventos com interesse em nossas apresentações e atribuo isso como sendo o resultado de um trabalho bem alicerçado.”

Para o prefeito de Sacramento, o turismo é o que vai alavancar a região. “Nossa preocupação com o turismo é muito grande, tanto que nós realizamos aqui a primeira audiência pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais sobre o turismo. Nosso município é associado ao Circuito da Canastra e também ao Circuito dos Lagos.”

O diretor do parque afirma que o Festival de Inverno surgiu da elaboração de uma proposta cultural para desenvolver e fomentar a cultura na região.

“É importante permitirmos que os grandes talentos que já existem na região possam se exibir. Para o próximo ano, queremos desenvolver ainda mais nosso festival, envolvendo mais cidades e incluindo as universidades de Uberaba, de Franca e de Araxá, justamente para fazermos com que acasale a clarineta com a moça, a flauta com a criança.”

Editoria de Cultura do Diário de Araxá

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…