Categorias: Cultura

Espetáculo teatral de bonecos atende 7 mil crianças em Araxá

Em 22 apresentações do espetáculo teatral infantil “A Resposta ao E-mail do Bem-te-vi”, foram atendidas quase 7 mil crianças da rede pública e privada do ensino municipal e estadual de Araxá, com informações importantes de um tema sempre atual: cuidados ecológicos com o Cerrado, com o lixo e com os recursos hídricos de nossa comunidade.

Em três temporadas no Teatro Municipal, o espetáculo do grupo de teatro de bonecos Conexão Cultura de Araxá foi montado e produzido através da Lei de Incentivo à Cultura e patrocinado por pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração e Bem Brasil.

O texto conta a história da Dona Onça que cansada de recolher o lixo deixado no cerrado pelos humanos, a pedido do Lobo Guará, resolve se aventurar na cidade para fazer um reboliço! Encontra o menino Zequinha que desperdiça água, Jocão o menino Porcão, Florzinha e seu cãozinho Lulixão e tem um encontro mágico com as Lixeirosas.

Todos unidos na mesma missão: ajudar o meio ambiente começando pelo pequeno universo infantil. E assim ela responde ao e-mail que o Bem Te Vi havia enviado ao Lobo-Guará sobre a necessidade de atenção das crianças em cuidarem do cerrado.

A direção e o texto são de Andréa Vizcarra, o elenco que finalizou o projeto em 2014 conta com Andrea Vizcarra, Jeicy Gomes, Cesar Luz e Juan Vizcarra e ainda com a participação Especial do Ator Humorista de Belo Horizonte: Marcelo Ricco –  Sala 7 Produções – a coordenação geral do espetáculo foi de Arnaldo Galleguillos, diretor de projetos da Base Produções Culturais e diretor de operações da Foco Estratégico.

As apresentações tiveram como plateia absolutamente interessada e com alto teor de aplicabilidade do conteúdo apreendido, as crianças de diversas instituições de ensino e de assistência às crianças de Araxá.

Estiveram presentes no Teatro Municipal as Escolas Municipais Dona Gabriela, José Bento, Lélia Guimarães, Alice Moura, Professor Nelson Gomes, Auxiliadora Paiva, Manuela Lemos, Aziz J. Chaer, Leonilda Montandon e Escolas Estaduais como Delfim Moreira, Eduardo Montandon e escolas particulares, participaram também instituições do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes: Apae, Celb, Fada, Mundo da Criança, Lar Santa Terezinha, LBV, entre outros.

O projeto recebeu o apoio da Fundação Cultural Calmon Barreto, foi coberto constantemente por toda imprensa de Araxá e foi avaliado como ótimo pelo Crítico de Teatro de Belo Horizonte, Miguel Anunciação, em relação ao tema abordado, texto, cenário e principalmente pela participação e encantamento da plateia.

Matérias recentes

Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos; mais de 10 mil animais já passaram pela cirurgia

A Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos nos…

Organizador do evento “Retiro Malabarístico” é detido por suspeita de estelionato

O organizador do evento Retiro Malabarístico, que estava acontecendo no pátio da Fundação Cultural Calmon…

Sicredi Ibiraiaras RS/MG distribui mais de R$ 26 milhões em resultados para seus associados

Os associados já podem conferir em sua conta corrente e em sua cota capital os…

Museu Dona Beja recebe a abertura da exposição Memória das Colchas, nesta terça

O Museu Histórico de Araxá - Dona Beja recebe a abertura da Exposição “Memória das…

Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil reúne cerca de 150 professores da região

Os professores da rede municipal de educação de Araxá e região deram início ao primeiro…

Mosaic Fertilizantes realiza simulado de segurança em Araxá

Treinamento preventivo tem o objetivo de desenvolver uma cultura de resiliência e segurança junto às…